Qual o prazo para fazer o teste do olhinho?

Quando o bebê nasce, ele é submetido a vários testes e exames para avaliar se está “tudo bem” com ele. Os testes mais conhecidos são o teste do pezinho, obrigatório pelo Ministério da Saúde, ajuda a diagnosticar anemia e hipotireoidismo, por exemplo, e o teste da orelhinha, indicado para avaliar a audição do recém-nascido.

Outro teste que também é muito importante e auxilia no diagnóstico de possíveis problemas oculares é o teste do olhinho. Descubra na leitura deste blog o que é, quando é feito, como fazer e quais doenças são detectadas no teste do olhinho.

O que é o teste do olhinho?

Também conhecido como teste do reflexo vermelho (TRV), o teste do olhinho é indicado para todos os bebês recém-nascidos, especialmente para aqueles em que as mães tiveram Zika Vírus durante a gravidez. Desde 2017, no Brasil, o exame passou a integrar a lista de exames obrigatórios para avaliar a saúde dos bebês.

O teste do olhinho é realizado pelo médico oftalmologista, que avalia se as estruturas do olho da criança estão corretamente desenvolvidas. O exame é indolor e de fácil realização.

Quando deve ser feito o teste do olhinho?

Geralmente, o teste do olhinho é feito logo após o nascimento da criança, ainda na maternidade, por um médico oftalmologista ou um pediatra. É recomendado que o exame seja feito ainda na primeira semana de vida do bebê; no entanto, quando esse prazo não é possível, o exame deve ser feito na primeira consulta pediátrica fora da maternidade e deve ser repetido ao longo de pelo menos os dois primeiros anos de vida da criança.

Como o teste do olhinho é feito?

O teste do olhinho é feito a partir do reflexo da luz nos olhos dos bebês. O médico oftalmologista ou o pediatra apaga todas as luzes do ambiente e reflete uma luz de um aparelho específico em direção aos olhos do recém-nascido.

O diagnóstico é dado a partir do reflexo de cor avermelhado ou alaranjado. Quando essa luz reflete em tons esbranquiçados ou de forma diferente entre os olhos, é necessário a realização de outros exames para investigar possíveis problemas oculares que a criança possa ter.

Quais possíveis doenças o teste do olhinho detecta?

Conforme dito acima, o teste do olhinho não dá certezas sobre quais doenças oftalmológicas a criança tenha. O exame é considerado o ponto de partida da investigação da saúde ocular em crianças. No entanto, isso não significa que ele não seja útil.

O teste do olhinho pode prever doenças como a retinopatia da prematuridade, a catarata congênita, o glaucoma, infecções, traumas do parto e até mesmo cegueira. Além disso, o exame também pode ajudar o médico a avaliar graus severos de miopia, hipermetropia e estrabismo.

Qual a importância do oftalmopediatra para a saúde ocular de crianças?

O oftalmopediatra é o médico com conhecimento amplo sobre as doenças oculares, assim como a incidência delas em crianças. Esse profissional atua na investigação de problemas oculares, visando identificar doenças ainda na fase inicial e realizar um tratamento precoce – para ter mais chances de sucesso.

No Centro Clínico Imagem, contamos com excelentes profissionais capacitados e especialistas em oftalmopediatria. Agende uma consulta para o seu filho clicando aqui! Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás. 

Deixe um comentário

a