O que é retiniblastoma

Retinoblastoma: O que é?

O apresentador Tiago Leifert anunciou no início deste ano que sua filha de apenas 1 ano foi diagnosticada com retinoblastoma bilateral, que atinge os dois olhos, em um estágio já avançado da doença. A criança passou por sessões de quimioterapia direto nos olhos.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o retinoblastoma é o câncer mais comum que atinge os olhos de crianças e, geralmente, ocorre no início da infância e pode estar presente desde o nascimento. Esse tumor afeta a retina e pode acometer um ou os dois olhos.

A retina é uma das partes mais essenciais dos olhos, pois é onde estão localizados os fotorreceptores responsáveis por receberem a luz e a transformarem em impulso nervoso, que é levado até o cérebro onde as imagens são interpretadas.

O retinoblastoma, quando não é descoberto e tratado precocemente, pode levar m perda de visão e até mesmo ao falecimento do paciente.

Conheça o 3 tipos de retinoblastoma

Retinoblastoma unilateral

Esse tipo afeta apenas um dos olhos e representa entre 60 e 75% dos casos. Na maioria das vezes, esse tipo é consequência da forma esporádica da doença.

Retinoblastoma bilateral

Afeta os dois olhos, na maioria dos casos tem causa hereditária, geralmente é diagnosticado bem mais cedo que o tipo unilateral.

Retinoblastoma trilateral

Acontece em crianças com retinoblastoma hereditário bilateral e se caracteriza pelo surgimento, em paralelo, de um tumor nas células nervosas primitivas do cérebro.

O retinoblastoma pode surgir repentinamente e apresentar sintomas específicos como estrabismo, dificuldade para enxergar, sensibilidade m luz, sangramento ocular e vermelhidão. Com o avanço da doença, outros sintomas como dores de cabeça, dor ocular e globo ocular aumentado podem surgir.

O diagnóstico precoce do retinoblastoma é fundamental. Por isso, é tão importante a realização do Teste do Olhinho nos primeiros meses de vida, que rastreia 130 graus do olho e detecta 67% das doenças nos olhos genéticos.

A retinoblastoma tem cura?

Felizmente sim, mais de 90% dos casos de retinoblastoma tem cura, sendo grande parte deles com preservação da visão.

Tratamento da retinoblastoma

O tratamento de retinoblastoma envolve uma equipe multidisciplinar composta por oncologista ocular, radiologista, patologista, oncologista pediátrico, neurointervencionista, anestesista, assim como uma equipe de profissionais de enfermagem e psicologia, ainda podendo contar com auxílio de radioterapia, braquiterapia, que são placas radioativas de ação local no olho e tratamentos cirúrgicos para casos mais avançados ou que por algum motivo não respondem aos tratamentos convencionais.

Procure um médico oftalmologista para te orientar melhor quanto a esse tipo de câncer. Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui

Deixe um comentário

a