Saúde ocular na terceira idade
Assim como o corpo humano, a visão passa por diversas transformações naturais ao longo dos anos que afetam bastante a saúde dos olhos, o que pode interferir diretamente na qualidade de vida de pessoas idosas. As principais doenças oculares que acometem os idosos são a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética, a degeneração macular relacionada m idade (DMRI) e o descolamento da retina.
Principais doenças oculares na terceira idade:
Catarata
Ao longo dos anos, o cristalino (lente natural dos olhos) vai perdendo a sua transparência gradualmente. Essa condição é conhecida como catarata, causa mais comum de cegueira reversível no mundo e que pode ser corrigida com cirurgia. Lembrando que pessoas com mais de 60 anos têm mais chances de apresentar catarata.
Glaucoma
Essa doença, caracterizada pelo aumento da pressão ocular, é uma das principais responsáveis pela cegueira entre os idosos. Costuma ser bastante silenciosa e os sintomas se manifestam apenas quando a doença está muito avançada e grande parte da visão já foi comprometida. No entanto, ela pode ser controlada e a cegueira evitada, quando diagnosticada e tratada precocemente.
Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
Com o passar dos anos começa a degeneração da mácula (região dos olhos responsável pela visão central). Logo, quem sofre com a DMRI sente dificuldades em ler, dirigir e realizar outras atividades, já que o desenvolvimento da DMRI impossibilita a pessoa de enxergar bem os detalhes.
Descolamento da retina
Pode ocorrer em qualquer idade, porém é mais frequente em adultos e idosos. É uma condição grave e que deve ser tratada rapidamente para diminuir os riscos de perda definitiva da visão.
Retinopatia diabética
É uma complicação apresentada pelos pacientes portadores de diabetes mal controlado e, geralmente, afeta os dois olhos, provocando a disfunção dos vasos da retina. Se não for tratada a tempo, a retinopatia diabética pode levar m cegueira.
Essas doenças, quando diagnosticadas e tratadas precocemente, podem ser controladas ou eliminadas, garantindo uma boa saúde ocular por muitos anos.
Prevenir é o melhor remédio.
Um dos principais cuidados com a visão na terceira idade são as consultas regulares ao oftalmologista, já que alguns problemas de visão se tornam mais frequentes nessa fase, e as consultas regulares são o que tornará possível identificar e tratar qualquer problema precocemente.
É recomendável que o paciente procure o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Já na terceira idade, esse número aumenta para pelo menos duas vezes ao ano e imediatamente em casos de qualquer sintoma nos olhos, a recomendação é de não perder tempo.
Além disso, existem alguns cuidados simples que fazem diferença como não coçar os olhos frequentemente ou com força, não fazer o uso de colírios e medicamentos sem o conhecimento do seu oftalmologista, não colocar as mãos nos os olhos sem higienizá-las e não passar longos períodos olhando para as telas dos aparelhos eletrônicos.
O Centro Clínico de Imagem está preparado para cuidar dos seus olhos em cada fase da vida. Nossos profissionais experientes e nossa estrutura diferenciada garantem a você o melhor atendimento e os melhores resultados.
Procure um médico oftalmologista para te auxiliar nesta nova fase. Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.