Uveíte o que é sintomas e tratamentos

Uveíte: o que é, sintomas e tratamentos

A uveíte é uma inflamação da úvea (parte do olho formada pela íris, corpo ciliar e coróide). Essa doença pode acontecer como consequência de doenças autoimunes ou infecciosas.

Esse tipo de complicação afeta uma região específica do olho e, ao contrário da conjuntivite, não é transmissível. Entretanto, a falta de tratamento pode desencadear outras doenças oculares de maior risco!

A uveíte pode ser classificada de 4 formas e pode ocorrer em um olho ou nos dois olhos, confira:

Anterior: afeta a parte dianteira do olho. Este é o tipo mais comum de uveíte e geralmente se desenvolve de repente, podendo durar de seis a oito semanas. Alguns tipos de uveíte anterior podem ser crônicas ou recorrentes.

Intermediária: a inflamação ocorre na parte intermediária (região média) do olho, podendo ser chamada de pars planite. Podem durar semanas ou anos.

Posterior: afeta a coróide logo atrás da retina, podendo se desenvolver lentamente e muitas vezes pode durar por muitos anos.

Panuveíte: ocorre quando todas as camadas da úvea estão comprometidas.

Principais sintomas da uveíte

Seus principais sintomas são: olho vermelho, sensibilidade m luz e visão embaçada, esses sintomas são bastante semelhantes aos da conjuntivite, no entanto no caso da uveíte não há coceira e irritação nos olhos, o que é bastante frequente na conjuntivite.

Outro fator que pode se diferenciar é através da causa. As causas da uveíte podem ser várias, mas, de modo geral, ela está associada a infecções e a doenças reumatológicas como traumas oculares, infecções por vírus, bactérias e fungos, doenças como toxoplasmose, linfomas, herpes, lúpus, tuberculoso, leucemias e etc

Além disso, outra diferença entre as duas doenças é que a uveíte, ao contrário da conjuntivite, não é contagiosa, apesar da possibilidade de voltar de forma crônica. De qualquer forma, a melhor forma de descobrir o problema é consultando um médico especialista.

Uveíte tem cura?

Essa é uma dúvida bastante comum já que essa doença é extremamente perigosa, porém a uveíte tem cura sim. Primeiramente deve ser realizado um diagnóstico etiológico (causa) e consequentemente a medicação correspondente (tratamento).

Além disso, é muito importante que a uveíte seja tratada logo no início, pois sua evolução pode causar lesões irreversíveis no globo ocular e provocar diversas outras doenças oculares.

Como diagnosticar a uveíte

Para diagnosticar a uveíte, o oftalmologista pode prescrever exames de sangue e de imagem. Nos casos de sintomas, é importante não se automedicar e procurar um especialista imediatamente para o diagnóstico diferencial inicial, quando os olhos apresentam vermelhidão e dor.

Como prevenir a uveíte

A prevenção é sempre o melhor remédio e a melhor maneira de fazer isso é se consultar com o oftalmologista aos primeiros sinais, através de um exame de fundo de olho, o médico especialista será capaz de detectar a doença, ou descartá-la, e partir para o diagnóstico de outras possíveis enfermidades.

Além disso, para aqueles que fazem uso de lentes de contato, é recomendável que suspenda o uso imediatamente sempre que houver alguma suspeita de doença ocular, pois elas acumulam bactérias e podem agravar o quadro. Outro fator importante, é não realizar de jeito nenhum a automedicação e nem negligenciar os exames que o médico solicitar, acreditando que pode ser algo passageiro.

Somente o médico será capaz de indicar o tratamento adequado. A detecção precoce da uveíte é fundamental para não comprometer parcialmente ou totalmente a visão do paciente.

Procure um médico oftalmologista para te auxiliar melhor quanto a essa doença. Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.

Deixe um comentário

a