5 mentiras que você já deve ter ouvido sobre astigmatismo

O astigmatismo é um problema de visão que afeta muitas pessoas, mas ainda há muitos mitos e mentiras sobre ele. A boa notícia é que, com conhecimento e compreensão, é possível alternar entre as verdades e as mentiras que você já deve ter ouvido sobre o problema ocular.

Por isso, neste blog, vamos desmascarar algumas dessas mentiras e esclarecer o que realmente é astigmatismo. Continue a leitura abaixo.

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é um problema de visão comum que afeta milhões de pessoas por aí. A definição de astigmatismo se dá quando a córnea tem um formato mais oval do que redondo, e isso pode distorcer a maneira como a luz entra no olho.

Com o astigmatismo, o foco da luz para cada ponto em um olho pode se separar em diferentes direções, levando a uma visão borrada em todas as direções. As pessoas com astigmatismo podem usar lentes com correção, para ajudar a ajustar a refração errada, e muitas vezes isso resolve o problema.

Qual a causa do astigmatismo?

O astigmatismo afeta a capacidade de foco das pessoas. Este problema de visão é causado por uma anomalia na curvatura da córnea, mas também pode ser influenciado por fatores genéticos. Além disso, existem outros fatores que podem contribuir para desenvolver astigmatismo, incluindo fatores ambientais, como a falta de nutrição adequada durante a infância.

Estudos recentes também relacionaram o astigmatismo a problemas de saúde relacionados ao estilo de vida como obesidade, tabagismo e uso excessivo de computador. Por fim, os problemas nas articulações do olho também podem levar à anomalia da refração, causando o astigmatismo.

Embora o astigmatismo possa ser corrigido com óculos e lentes de contato, é importante ter consciência das principais causas para prevenir complicações futuras.

5 mentiras sobre o astigmatismo:

O astigmatismo é a terceira principal causa de baixa acuidade visual ao redor do mundo. Embora esse problema de visão normalmente seja tratável, existem muitas ideias erradas a respeito dele que podem causar ansiedade e preocupação desnecessárias para algumas pessoas. Por isso, esclarecemos cinco mentiras comuns sobre o astigmatismo.

Mentira 1 – O Astigmatismo é uma Doença Incurável.

O astigmatismo é causado por uma forma distorcida da córnea ou do cristalino. É fato que a correção cirúrgica não é a melhor opção para todos os casos de astigmatismo; no entanto, existem tratamentos como lentes de contato e óculos que podem corrigir o astigmatismo.

Mentira 2 – O Astigmatismo Mantém as Pessoas do Escritório de Trabalho.

Embora algumas pessoas com astigmatismo possam ter problemas para usar telas de computador ou para fazer trabalhos manuais, isso não significa que elas não possam ter um emprego ou ocupação. As pessoas com astigmatismo podem trabalhar em qualquer ambiente, desde que seus problemas de visão sejam corrigidos com uso de óculos ou lentes de contato.

Mentira 3 – O Astigmatismo é Herdado de Pais para Filhos.

Embora seja verdade que algumas pessoas possam herdar um tipo de astigmatismo de seus pais, isso não significa que todas as pessoas com astigmatismo possam herdar o mesmo problema. Algumas pessoas desenvolvem astigmatismo porque sofreram lesões nos olhos, outras porque passaram por uma cirurgia ocular.

Mentira 4 – Astigmatismo Causa Dor de Cabeça:

O astigmatismo pode levar à fadiga visual, podendo, por sua vez, levar a dores de cabeça. A falta de acuidade visual não afetará a capacidade das pessoas de desenvolver dor de cabeça, a menos que a falta de acuidade visual seja o resultado do astigmatismo.

Mentira 5 – Não é Possível Prevenir ou Curar o Astigmatismo.

Existem muitas maneiras de prevenir o astigmatismo, como usar óculos de proteção adequados para evitar lesões nos olhos, consumir alimentos saudáveis, beber bastante líquido e ter cuidado com a iluminação que você usa para trabalhar. Além disso, existem tratamentos eficazes para curar astigmatismo, tais como tratamentos à laser e implante de lente.

Cuide da sua saúde ocular no Centro Clínico Imagem! Agende uma consulta oftalmológica clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.

Deixe um comentário

a