Diferença entre miopia e astigmatismo
A miopia e o astigmatismo são problemas de visão completamente distintos, e muitas pessoas confundem um com o outro. Mas, apesar de serem dispares, os dois causam dificuldades para enxergar de forma nítida. A diferença entre os dois é mais simples do que parece: A miopia ocorre quando há um erro refrativo no globo ocular, fazendo com que os raios de luz sejam focados antes da retina. Assim, a pessoa começa a ter dificuldades para enxergar de longe. Em grande maioria, a miopia é descoberta entre os 8 e 12 anos de idade. Esse problema pode ir se agravando com o passar o tempo. Já o astigmatismo é um erro refrativo que ocorre na córnea dos olhos, fazendo com que a imagem na retina fique desfocada. O astigmatismo é um dos problemas de visão que surge com mais frequência e pode estar ligado a outros erros refrativos ou doenças nos olhos.
Qual a relação entre a Miopia e o Astigmatismo?
Saiba que ambos podem ter uma relação com outros problemas refrativos, como acontece com a miopia e a hipermetropia. Porém, isso não quer dizer que quem possua a miopia, possa desenvolver o astigmatismo ou ao contrário. Muitas pessoas acham que há realmente uma relação entre essas duas doenças oculares, já que pessoas que possuem miopia também possuem o astigmatismo. De fato, é muito comum isso ocorrer, mas há casos que as pessoas só possuem um desses problemas oculares.
Causa da miopia
A causa concreta de como ocorre a miopia ainda é desconhecida, o que se sabe é que, quando há histórico familiar da doença, há mais chances de desenvolvê-la com um certo tempo. E as causas dessa doença ocular podem ser:
* Uma das mais frequentes, é a alteração da curvatura da córnea, isso acontece quando a córnea é mais curva do que realmente tem que ser, levando à formação da imagem dos objetos antes de chegar até à retina.
* A miopia de índice é uma miopia tardia, geralmente, ela só aparece depois dos 60 anos, quando as pessoas têm cataratas.
* A miopia axial ocorre quando o comprimento dos olhos é um pouco maior do que o comprimento ótico. É uma miopia com um grau mais elevado e também, evolutiva ao longo da vida.
Sintomas da miopia
* Dores de cabeça
* Dificuldade para ver objetos distantes
* Lacrimejamento
* Visão cansada
* Forçar a visão ou apertar os olhos
Diagnóstico
O diagnóstico da miopia deve ser feito em uma consulta com o oftalmologista. Nem sempre os sintomas da miopia são facilmente detectáveis e, por isso, deve-se consultar o médico oftalmológico de forma regular. Crianças com 3 anos de idade devem também ter a rotina de consulta, principalmente, as que tem pais com problemas de miopia.
Tratamento da miopia
O tratamento ideal para miopia deve ser indicado pelo médico oftalmologista, de acordo com o grau do paciente, ele irá prescrever o tratamento correto a ser feito. Na grande maioria dos casos de miopia, o uso de óculos ou lentes de contato podem ajudar a melhor a capacidade visual do paciente. Porém, o uso de óculos ou lentes de contato podem não ser o bastante em alguns casos, já que o grau aumenta ao longo do tempo. Sendo assim, a realização de uma cirurgia pode ser indicada, mas só é recomendada a partir dos 18 anos de idade, quando o grau já está em um estado mais estabilizado. É uma cirurgia rápida, onde é utilizado um laser que é capaz de fazer com que a lente natural do olho seja moldada, para que o paciente foque as imagens de maneira correta.
Causas do astigmatismo
As causas do astigmatismo também são desconhecidas, esse erro refrativo, normalmente, está presente desde o nascimento. O defeito se encontra na curvatura da córnea, onde a forma fica mais oval do que redonda. A curvatura da córnea é assimétrica, fazendo com que a visão fique desfocada. E há quatro maneiras de identificar o astigmatismo:
* Astigmatismo irregular: Quando a curvatura da córnea está muito desigual.
* Astigmatismo regular: Quando há apenas uma diferença na curvatura entre dois meridianos perpendiculares da córnea.
* Astigmatismo simples: É quando somente o astigmatismo é o único erro refrativo existente
* Astigmatismo composto: Quando este problema está relacionado a outro erro refrativo.
Sintomas do astigmatismo
* Dores de cabeça
* Visão desfocada
* Mais dificuldade para enxergar à noite
* Imagens duplicadas
* Cansaço nos olhos durante a leitura
* Lacrimejamento nos olhos a tentar enxergar
* Tensão nos olhos
* Sensibilidade excessiva à luz
Diagnóstico
Em uma consulta com o oftalmologista, o médico poderá identificar esse problema através dos exames de visão, exame de refração e ceratometria, que é um aparelho que mede a curvatura da córnea.
Tratamento do astigmatismo
Como sempre, o ideal é que o tratamento dessa doença ocular seja recomendado por um médico oftalmologista, já que o ideal é identificar qual o grau em que o astigmatismo se encontra, para assim, saber quais são as melhores lentes de contato ou óculos para utilizar nesse caso. Em outras situações, é muito comum que ele seja identificado juntamente com a miopia ou hipermetropia. Caso isso aconteça, será prescrito a utilização de óculos ou lentes que sejam adaptados para os dois problemas. Agora, em casos mais graves dessa doença ocular, o oftalmologista pode recomendar a cirurgia, para que a córnea seja modificada, assim, melhorando a visão. Porém, a cirurgia só pode ser realizada, o paciente precisa ter o grau de astigmatismo estabilizado por pelo menos 1 ano.
Como é a visão de quem possui miopia e astigmatismo ao mesmo tempo?
Em primeiro lugar, pessoas que possuem ambas doenças oculares, não conseguem enxergar nitidamente, tanto de perto, quanto de longe. Mas, a dificuldade para enxergar de perto é ainda menos perceptível, já que a visão dos objetos mais distantes fica embaçada. Na maioria das vezes, a miopia e o astigmatismo são identificados ao mesmo tempo e o problema pode surgir quando a pessoa possui a córnea muito curva ou o globo ocular um pouco mais longo, que vai além do comprimento normal.