Olho saudável vs Ceratocone

Olho saudável vs Ceratocone

Olho saudável

A visão é um dos sentidos mais importantes do ser humano. É através dela que percebemos mais da metade das informações que nos chegam do mundo exterior. E a melhor maneira de ter uma boa saúde ocular, é prevenindo doenças e mantendo um hábito de vida mais saudável. Nos tempos atuais, muitas pessoas passam boa parte do tempo com os olhos em frente às telas do computador, celular e etc. E assim, fica ainda mais complicado manter uma visão sadia. Ter os olhos saudáveis é muito mais simples do que parece. Além disso, entender melhor os nossos hábitos e prestar atenção nos sintomas, é uma das primeiras coisas a se fazer para descobrir se há algum problema, e assim, encontrar uma maneira de solucionar, prevenindo danos que a nossa rotina pode causar à visão.

O que fazer para ter olhos saudáveis?

Da mesma forma que criamos hábitos para mantermos o nosso corpo e mente com saúde, é preciso que criemos, também, hábitos pensando em nossa visão. São coisas simples, como lavar bem os olhos e ter uma alimentação adequada. Ter uma boa higiene das mãos, olhos, óculos e lentes de contato, é fundamental para evitar infecções e certos problemas, como a conjuntivite alérgica.

Descanse os olhos

Caso você tenha costume de ficar muito tempo com os olhos fixados na tela do computador, celular e etc., procure descansar os olhos a cada 20 minutos.

Tenha uma boa alimentação

Comer frutas, verduras e legumes é fundamental para a saúde. E para quem deseja cuidar muito bem da saúde dos olhos, é preciso selecionar alimentos ricos em carotenoides (cor vermelha, amarela, verde e alaranjada de vegetais) para prevenir a deterioração da mácula, que são responsáveis por enxergarmos as cores. Os alimentos que contêm ômega 3, vitaminas A, E e C, zinco e luteína, também ajudam a manter os olhos saudáveis.

Faça exercícios físicos

Praticar exercícios melhora a circulação sanguínea, ajudando também, na oxigenação dos olhos e remoção de toxinas. Além disso, quando praticamos exercícios, mantemos o peso e diminuímos as chances de doenças oculares relacionadas a diabetes tipo 2 e obesidade.

Vá regularmente ao oftalmologista

A consulta regular com o médico oftalmologista é muito importante para a saúde ocular. Tanto para corrigir problemas já existentes, quanto para prevenir danos para a saúde dos olhos.

Como saber se os olhos estão saudáveis?

Olheiras

Se você não tem olheiras, não precisa se preocupar. Agora, caso tenha, preste atenção na coloração e tamanho: privação do sono, problemas com tireoide e até mesmo anemia, podem causar olheiras.

Olhos secos

Caso sinta os olhos secos ao piscar, pode ser que você esteja desidratado ou tenha algum outro problema ocular. Portanto, tome bastante líquido e lubrifique também os olhos para uma boa saúde geral.

Pálpebras inchadas

Quando acordamos, as pálpebras ficam inchadas, o que é absolutamente normal. Porém, logo depois elas voltam ao normal. Entretanto, se você perceber que continuam inchadas, pode ser que haja algum sinal de problema ocular ou até mesmo nos rins. Por isso, é necessário estar atento.

Ceratocone

O ceratocone é uma doença não-inflamatória, degenerativa da córnea. As alterações na estrutura da córnea se tornam mais finas, fazendo com que a sua curvatura fique modificada. Essa doença pode afetar apenas um olho, ou então, ambos os olhos. O ceratocone bilateral (nos dois olhos) é mais frequente que o ceratocone unilateral (ceratocone num olho só). É uma doença grave na medida que evolui para perdas significativas de acuidade visual. Em um estado avançado a doença pode até mesmo, causar cegueira.

Diagnóstico

O diagnóstico do ceratocone é feito através de uma observação clínica e exames complementares. O exame no diagnóstico de ceratocone mais utilizado é a topografia corneana. A topografia de córnea é um exame ocular, que permite avaliar anomalias grosseiras ou incipientes na superfície anterior ou posterior da córnea, permitindo efetuar o diagnóstico do ceratocone e também de outras doenças.

Sintomas do ceratocone

Os sintomas mais comuns dessa doença, são a percepção de múltiplas imagens fantasmas. Esses sintomas são muito mais evidentes em campos de visão com altos contrastes. Uma pessoa com ceratocone observa muitos pontos espalhados em um padrão muito irregular. Esse padrão não se altera, porém, pode ganhar novas formas no decorrer do tempo. O ceratocone causa uma dor de cabeça frequente, por causa do esforço ocular que o paciente tem de fazer para enxergar. As causas dessa doença ainda não estão totalmente esclarecidas. Mas, o que se sabe, é que esfregar ou coçar os olhos pode ajudar muito na evolução do ceratocone, por isso que é importante evitar coçar os olhos. Para quem possui alguma condição alérgica, que instiguem a coçar os olhos, como a rinite alérgica, é preciso tomar cuidado. Se há um histórico familiar de ceratocone, também é preciso estar atento, pois é um fator que pode contribuir para o desenvolvimento da doença.

Tratamento do ceratocone

Para escolher o melhor tratamento do ceratocone, é preciso entender qual é o estágio da doença em que o paciente se encontra e das características observadas pelo oftalmologista, depois da realização da topografia corneana computadorizada.

Conheça um pouco sobre cada um dos tipos de tratamento:

Óculos

Os óculos são indicados para tratamentos de casos mais leves do ceratocone, eles são capazes de auxiliar na melhora temporária da acuidade visual do paciente. Os óculos não influenciam ou impedem a progressão da doença, mas conseguem corrigir parte dos erros de refração da luz, ocasionados pelo formato da córnea, provocado pela doença.

Lentes de contato

As lentes de contato são ainda mais eficientes que os óculos, pois atuam diretamente na córnea, corrigindo irregularidades nessa estrutura e melhorando a acuidade visual do paciente. As principais lentes para tratar o ceratocone são as lentes rígidas e a lente escleral.

O transplante de córnea, o procedimento de crosslinking e os anéis de ferrara (tratamentos modernos e avançados) também são maneiras de tratar a doença. Dependendo do estágio que a doença se encontra, o médico oftalmologista vai recomendar qual o melhor tratamento para a situação do paciente.

Deixe um comentário

a