Medicamentos e saúde ocular: saiba quais remédios podem afetar a sua vista
Certamente, você já ouviu falar que o uso demasiado de medicamentos pode trazer uma série de efeitos colaterais para o nosso corpo. No entanto, você sabe quais são os medicamentos que mais acarreta problemas na vista? Confira neste blog nove tipos de remédios que podem afetar a sua visão.
#1 Corticoides
Os corticoides são o tipo de medicamento mais indicado para o tratamento de diversas doenças inflamatórias. O grupo de hormônios, geralmente, tem o uso prolongado e pode ser o responsável por danos ao nervo óptico, pelo aumento da pressão ocular e pelo desenvolvimento de glaucoma e catarata.
#2 Antialérgicos
Os antialérgicos, ou anti-histamínicos, como também são conhecidos, podem provocar ardência nos olhos, vermelhidão, visão desfocada, olhos secos, sensibilidade à luz e lacrimejamento excessivo. Esse tipo de medicamento é encontrado e vendido facilmente sem receita médica, entretanto, é preciso tomar cuidado com a automedicação, especialmente com aqueles que se apresentam na forma de colírios.
#3 Antibióticos
Muito utilizados para o tratamento de doenças infecciosas, os antibióticos são um grupo de remédios que podem causar efeitos colaterais na vista, como ardência nos olhos e sensibilidade à luz. O uso de óculos escuro durante o tratamento com esse tipo de medicamento pode aliviar os sintomas.
#4 Pílula anticoncepcional
O método contraceptivo mais utilizado entre as mulheres no mundo todo; os anticoncepcionais são indicados pelos médicos para prevenir a gravidez, assim como para o tratamento de doenças ginecológicas ou não. O problema ocular mais relacionado ao uso desses remédios é o ressecamento dos olhos. Uma possível solução, a curto prazo, é o uso de colírios lubrificantes (sempre indicados pelos médicos).
#5 Antidepressivos
Os remédios utilizados para o tratamento de depressão e transtornos de ansiedade também podem ser os causadores de problemas na retina e da catarata, tendo em vista que eles podem aumentar a opacidade do cristalino a partir do aumento da quantidade de serotonina no cérebro.
Muita gente não sabe, mas os analgésicos podem provocar efeitos colaterais sob a vista. Visão dupla ou desfocada, assim como dificuldade de enxergar.
#6 Analgésicos
No escuro – devido ao estreitamento da pupila – são problemas resultantes do uso desse tipo de medicamento. O ácido acetilsalicílico, o ibuprofeno e o diclofenaco são três analgésicos facilmente encontrados em qualquer farmácia e podem desenvolver no indivíduo os efeitos colaterais citados acima.
#7 Remédios para o controle da hipertensão
Os anti-hipertensivos, ou betabloqueadores, são conhecidos como possíveis causadores de problemas no cristalino, assim como o ressecamento dos olhos. Caso você faça uso desse tipo de medicamento e identifique um desses problemas oculares, não deixe de tomar a sua pílula antes de se consultar com um médico.
#8 Medicamentos para o controle da acne
Ainda que raramente, alguns efeitos colaterais de remédios contra acne são o aumento da sensibilidade à luz, alterações no cristalino, olho seco e irritação nos olhos. Os sintomas podem ser desenvolvidos devido a uma substância chamada isotretinoína, comum nesses medicamentos.
#9 Antiarrítmicos
Os antiarrítmicos são remédios utilizados por pacientes com arritmia cardíaca. Raramente esses medicamentos desenvolvem problemas oculares; no entanto, não podemos deixar de destacar que eles podem ocasionar microdepósitos na superfície da córnea ou visão desfocada.
Tomo alguns desses medicamentos, e agora?
Se você usa um ou mais tipos de remédios apresentados acima, de forma contínua, e sente alguns dos sintomas relacionados a possíveis problemas oculares, faça uma consulta de retorno com o médico que passou o medicamento. Além disso, outra consulta com um médico oftalmologista é indicada para avaliar o impacto desses medicamentos na sua saúde ocular.
Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em Oftalmologia no Distrito Federal e em Goiás.