Visão embaçada: o que pode ser?
A visão embaçada pode ocorrer por diferentes motivos e afetar pessoas de todas as idades. Essa condição pode ocorrer após esfregar o olho excessivamente ou vir de algum sintoma decorrente de uma doença ocular.
Apesar de ser bastante comum, é preciso ter atenção com esse problema que indica que é hora de procurar por um médico especialista. Geralmente há solução para este problema como o uso de óculos de grau ou de um medicamento.
A visão embaçada geralmente está relacionada a alguns problemas de saúde que podem ser:
Oculares:
Problemas na formação de imagens (refração da luz) como: focar objetos de perto (hipermetropia), de longe (miopia), ou de todas as distâncias (astigmatismo). Além de hipermetropia, presbiopia ou vista cansada.
Doenças oculares como catarata, glaucoma, descolamento de retina, neurite óptica e degeneração da vista ou até mesmo síndromes como a do olho seco.
Sintomáticas:
Enxaqueca, ansiedade e estresse, alterações na pressão sanguínea (baixa ou alta), hipoglicemia, diabetes, insolação, tontura (quando, por exemplo, você levanta muito rápido e se sente tonto com a vista embaçada).
Existem muitas doenças oculares que têm como sintoma a visão embaçada. Confira quais são as principais:
Conjuntivite
Os sintomas mais conhecidos da conjuntivite são a vermelhidão dos olhos, a coceira e o lacrimejamento excessivo, mas o que muitas pessoas não sabem é que a visão embaçada também pode ser um sinal dessa doença.
Pressão alta
A pressão alta também é uma das causas da visão embaçada. Isso geralmente ocorre quando há uma elevação repentina ou a pressão está muito mais alta do que deveria.
Catarata
A catarata também pode ter como sintoma a visão embaçada. Essa doença é caracterizada pelo embaraçamento de uma lente transparente do olho, chamada cristalino, e quando não tratada pode causar cegueira.
Em todos esses casos, é importante estar atento à evolução do quadro de visão embaçada e outros sintomas. Além disso, o acompanhamento médico é fundamental para evitar o aumento do problema, um possível desenvolvimento de uma doença e até mesmo consequências graves por falta de um tratamento adequado, chegando a serem irreversíveis.
Após os 40 anos, é necessário realizar exames regularmente pois algumas doenças oftalmológicas são comuns nessa faixa etária como: glaucoma, catarata, degeneração da retina e presbiopia.
Além disso, é preciso ficar atento nos casos em que a visão embaçada ou turva ocorre apenas em um dos olhos. Nesse caso, é preciso ir a um oftalmologista imediatamente, pois esse pode ser um indício de tumor, neurite óptica, complicações do diabetes ou AVC.
Fique alerta em todo e qualquer sinal que sua visão te der. Dessa maneira, é possível evitar que problemas maiores se desenvolvam.
Procure um médico oftalmologista para te auxiliar melhor quanto a sua visão embaçada. Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.