A importância de uma alimentação saudável para a saúde dos olhos

A forma como nos alimentamos influencia no funcionamento de todo o nosso corpo, inclusive em nossa saúde ocular. Cada parte do corpo necessita de nutrientes e vitaminas específicos para desempenhar um bom funcionamento e até mesmo prevenir doenças.

No caso específico da saúde ocular, uma alimentação saudável ajuda a regular o desenvolvimento das células e tecidos oculares, evita o estresse oxidativo – causa do desenvolvimento precoce das células – e previne problemas como o diabetes e o colesterol alto – responsáveis pelo desencadeamento de muitas doenças da visão.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 99% dos homens e mulheres no Brasil entre as idades de 19 e 59 anos têm déficit de vitaminas A, C, D, E, cálcio e magnésio no organismo. O estudo aponta ainda que os números também são bastante elevados na população idosa maior de 60 anos.

Considerando esses dados e a importância de manter uma alimentação saudável para o bom funcionamento da saúde ocular, no blog de hoje, trouxemos alguns alimentos que contribuem para a boa visão. Confira abaixo.

Alimentos que fazem bem para a visão

Peixes:

Os peixes, principalmente o salmão, atum, sardinha e derivados, são alimentos ricos em ômega 3, além de minerais e vitaminas como A, B e E. Incluí-los em sua dieta pode trazer benefícios não só para a visão, como também para todo o corpo.

Folhas e verduras verdes:

Comer salada, seja qual for o tipo, é bom para a saúde. No entanto, as que são preparadas com folhas e verduras da cor verde – como, por exemplo, couve, espinafre, brócolis e alface – são ricas em antioxidantes e carotenoides, substâncias que ajudam na saúde dos olhos.

Ovos:

Os ovos são muito consumidos principalmente por pessoas que fazem atividade física com foco em ganho de massa muscular. Para a visão, o benefício desse alimento está relacionado a prevenção de uma doença chamada degeneração macular, uma doença da retina que pode causar perda da visão.

Frutas e legumes de cor amarelo e alaranjado:

Mamão, pêssego, cenoura, abóbora, manga, tangerina e maracujá são exemplos de frutas e legumes ricos em vitaminas A e C que podem ajudar a prevenir o glaucoma, a catarata e a degeneração macular. Além disso, alguns desses alimentos evitam danos causados por radicais livres por serem boas fontes de vitamina E. Outra fruta que também ajuda na saúde ocular é a própria laranja, que possui carotenoides e por isso evita o envelhecimento do cristalino.

Cebola e alho:

Ótimas fontes de vitaminas B, C, cálcio e fósforo, a cebola e o alho ajudam a controlar a pressão arterial, que está diretamente relacionada ao surgimento de doenças oculares como o glaucoma. Por isso, você pode usar bastante esses temperos no preparo das suas refeições.

Óleos de linhaça, azeite e outras oleaginosas:

Alimentos que são boas fontes de zinco, como, por exemplo, castanhas, amendoim, amêndoa e noz-pecã, minimizam o estresse oxidativo e fortalecem a imunidade ocular. Além deles, os óleos de linhaça e os azeites, por serem fontes de ômega 3 e vitamina E, são alimentos que podem ajudar a prevenir a síndrome do olho seco e a degeneração macular.

Percebeu a importância de uma alimentação saudável para a saúde dos olhos?

Lembre-se que além da alimentação é necessário o acompanhamento regular de um médico oftalmologista para manter a saúde ocular em dia. Agende uma consulta com um de nossos especialistas clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás. 

 

Deixe um comentário

a