Como fica o olho de uma pessoa com anemia?

A anemia é uma doença que afeta milhões de pessoas no mundo todo e pode ter diversas causas. Uma das principais é a falta de ferro no organismo, levando à diminuição da hemoglobina, uma substância presente no sangue que transporta o oxigênio para as células.

Os sintomas da anemia incluem fadiga, fraqueza, dor de cabeça e tontura. Além disso, a pessoa com anemia pode apresentar palidez e olhos inchados. Neste blog, para ajudar você a perceber a manifestação da doença através dos olhos, vamos abordar como a anemia pode afetar a saúde ocular de uma pessoa. Continue a leitura abaixo.

O que é anemia?

Antes de mais nada, vamos esclarecer o que é a doença. Assim, a anemia é uma condição em que o número de glóbulos vermelhos no sangue é baixo. Os glóbulos vermelhos são responsáveis pelo transporte de oxigênio para as células do corpo.

Conforme dito acima, a doença pode ser causada por diversos fatores, incluindo perda de sangue, falta de nutrientes essenciais e doenças que afetam a produção de glóbulos vermelhos. O tratamento pode ser feito com suplementação de ferro e outros nutrientes, transfusões de sangue e medicamentos. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Outros sintomas de anemia:

Sudorese, batimento cardíaco irregular e falta de ar são três sintomas que também podem surgir na pessoa anêmica. Em alguns casos, outros sintomas de anemia que também podem aparecer são dor no peito, dor nas articulações, cãibras nas pernas e pele pálida ou amarela.

Com menos frequência, a anemia também pode causar problemas de digestão, perda de apetite e constipação. Se a anemia for grave, pode causar convulsões, coma ou até mesmo morte.

A pele pálida é determinada pelo pigmento hemocianino, substância que contém ferro e cuja principal função no organismo é transportar oxigênio dos pulmões para as células corpusculares (glóbulos vermelhos). Quando os níveis desse metal no sangue estão baixos, há uma diminuição na quantidade de pigmentação nas células da pele, resultando em clareamento excessivo.

Assim como ocorre com a pele, as unhas fracas e amareladas também são sinais da doença. Quando elas estão enfraquecidas podem ser consequência tanto da falta de nutrientes quanto também devido às alterações nas membranas celulares causadas pela ausência do pigmento hemocianino.

Como a anemia pode afetar os olhos:

1. Cor e expressão dos olhos

A anemia afeta os olhos de diversas formas, mas o principal sinal que você pode observar é o fundo do olho mais pálido do que o normal.

2. Pressão nos olhos

A pressão nos olhos é outro sintoma comum da anemia. Isso se deve ao fato de que a pressão dentro do crânio aumenta quando os níveis de hemoglobina estão baixos.

3. Fadiga ocular e sonolência

Com menos glóbulos vermelhos para carregar oxigênio, o corpo fica sem energia, causando extremo cansaço e sonolência.

4. Choro excessivo

Chorar com frequência pode ser um sinal de que os níveis de ferro estão baixos. Quando o organismo está carente desse mineral, há uma diminuição da produção de neurotransmissores, substâncias responsáveis pelo controle das emoções. Por isso, as pessoas com deficiência de ferro costumam chorar com mais facilidade do que as demais.

Conforme vimos, a anemia é uma doença que dá vários sinais e afeta o corpo todo, incluindo a saúde ocular. Caso você apresente qualquer um desses sintomas, é importante procurar um médico para fazer exames e avaliar o problema. O oftalmologista é o médico indicado para avaliar os sintomas e efeitos da doença nos olhos. Agende uma consulta oftalmológica no Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.

Deixe um comentário

a