Como usar o colírio corretamente
O colírio é um medicamento feito para ser aplicado nos olhos e pálpebras, ou seja, de uso tópico. É composto por água e outros componentes como nafazolina e sulfato de zinco heptahidratado, com o propósito de umedecer o globo ocular.
Geralmente, a maioria dos tratamentos oftalmológicos realizam o uso de colírios. Sejam eles lubrificantes oculares para conforto visual, colírios para infecções, inflamações ou tratamentos pré, ou pós-operatórios.
Muitas vezes o sucesso destes tratamentos está relacionado ao uso correto dos colírios. Por isso, separamos algumas dicas de como aplicar o colírio do jeito correto.
Como utilizar o colírio corretamente
Antes da aplicação
- Lave bem as mãos para evitar contaminação;
- Se você utiliza lentes de contato, retire-as e as recoloque cerca de 15 minutos após o uso do colírio;
- Não coloque as mãos na parte do bico dosador.
Durante a aplicação
- Incline a cabeça para trás e olhe para cima. Gentilmente, puxe a pálpebra inferior com o dedo indicador e segure o frasco de colírio com a outra mão;
- Pingue o colírio sem encostar o bico dosador no rosto. Mire o saco conjuntival;
- Aplique apenas o número de gotas prescritas pelo oftalmologista (normalmente, apenas uma gota é o suficiente).
Depois da aplicação
- Feche os olhos por 1 a 2 minutos, sem apertá-los;
- Se preferir, comprima gentilmente o saco lacrimal (no canto interno dos olhos) durante 1 minuto. Esse movimento reduz os efeitos colaterais do medicamento;
- Não esfregue os olhos;
- Feche o frasco imediatamente após a aplicação;
- Se você utiliza mais de um colírio, espere 10 minutos entre uma aplicação e outra. Caso contrário, parte do efeito do primeiro medicamento se perderá, pois ele será “lavado” pelo segundo.
- É importante que você tenha um horário fixo para aplicar seu colírio. O glaucoma, por exemplo, é controlado pela regularidade no uso do medicamento.
Além disso, não compartilhe seu frasco de colírio com outras pessoas, evitando assim a transmissão de infecções.
Aplicar o colírio corretamente te dá a garantia de um resultado prolongado e assertivo do tratamento, além de garantir a integridade do medicamento, trazendo economia para seu bolso, já que o líquido irá durar mais tempo.
O colírio é um medicamento e, por isso, só pode ser receitado por um oftalmologista. Em caso de dúvida, procure um médico para te auxiliar.
Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.