Doenças raras da visão que você nunca ouviu falar
A visão é um dos sentidos mais importantes que temos e quando algo de errado acontece com os nossos olhos, isso pode afetar significativamente a qualidade de vida. As doenças oculares raras são aquelas que afetam até 65 pessoas em cada 100.000 indivíduos, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos, segundo o Ministério da Saúde.
Embora sejam raras, essas doenças podem causar danos permanentes à visão e, às vezes, até mesmo cegueira. Neste blog vamos abordar algumas dessas doenças raras da visão que você provavelmente nunca ouviu falar. Continue a leitura abaixo.
Cinco doenças raras que podem afetar a saúde ocular
A saúde dos olhos é uma área muito importante e merece toda atenção. A boa visão é importante para a qualidade de vida de uma pessoa, portanto, é importante estar ciente de quaisquer condições que possam afetar a visão. Embora existam muitas doenças comuns da visão, como a degeneração macular relacionada à idade, existem algumas doenças muito raras da visão que você nunca ouviu falar, mas não há motivos para pânico, tendo em vista que essas condições são muito menos comuns do que outras doenças oculares. Abaixo listamos cinco doenças raras da visão que você pode não ter ouvido falar.
A primeira doença da visão que mencionaremos é a Aréola Ocular Cutânea. Essa é uma condição genética rara que causa uma deformação da cor da pele e dos olhos. A condição é causada por mudanças nos genes da pigmentação da pele e dos olhos. Os sintomas da Aréola Ocular Cutânea incluem manchas brancas na pele e cílios aleatórios. Essa doença também pode causar uma visão prejudicada e cegueira.
A segunda doença rara da visão é a doença de Best. Esta doença rara é uma condição neurodegenerativa que afeta a pupila, a retina e o nervo óptico. Essa condição pode levar à perda parcial ou total da visão. Os sintomas incluem dor nos olhos, visão turva, perda de contraste, perda de visão de perto e visão noturna prejudicada.
Em seguida, não podemos deixar de citar a Leucocoria. Essa é uma condição ocular rara em que o paciente tem uma mancha branca na íris dos olhos. Essa condição pode ser causada por uma variedade de problemas, incluindo catarata no nascimento, problemas neurológicos, tumor na retina ou pressão intraocular anormal. A Leucocoria pode ter diversos programas de tratamento dependendo da causa da condição.
Depois de Leucocoria, vamos explicar a Amaurose Congênita de Leber. Essa doença é diferente das anteriores porque é hereditária e é causada por uma mutação no gene CXCR4. Os sintomas da Amaurose Congênita de Leber incluem visão dupla, falta de visão no escuro, visão turva, cílios crescidos e problemas na pupila. Embora rara, esta condição pode resultar em cegueira.
Finalmente, a síndrome de Usher. Essa síndrome é um grupo de doenças genéticas da visão que, quando combinadas, podem causar perda auditiva progressiva e problemas de visão. Os sintomas incluem uma fogosidade reduzida, problemas com a percepção de profundidade e dificuldade em enxergar objetos a curta distância. Os tratamentos para a síndrome de Usher variam, mas podem incluir portadores de óculos, tratamento de surdez, cirurgia e uso de aparelhos auditivos.
Agora que você está sabendo sobre essas cinco doenças raras da visão que você provavelmente nunca ouviu falar, você estará melhor preparado para lidar com elas.
Percebeu alguns sintomas dessas doenças em você ou em alguém próximo? Então, não negligencie a sua visão e cuide da sua saúde ocular! Você pode agendar a sua consulta oftalmológica com os melhores médicos do Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.