Junho Violeta – Topografia de Córnea: Conheça tudo sobre o exame.
Os avanços tecnológicos na medicina, tem possibilitado aos pacientes, cuidar da saúde com mais eficiência e qualidade nos exames. Na oftalmologia, a topografia de córnea é uma dessas possibilidades. Além de ser muito importante, é muito bom saber que a saúde pode contar com equipamentos modernos e eficientes, de maneira que o tratamento seja menos invasivo. E a topografia da córnea conta com toda essa estrutura para a realização do exame. E é fundamental se consultar regularmente com o oftalmologista para cuidar da saúde dos olhos e prevenir doenças graves que podem levar à cegueira.
Córnea: A córnea é uma estrutura transparente localizada na parte anterior do olho que possibilita que os raios luminosos atravessem nossos olhos e formem uma imagem na retina. Ela permite que as imagens do meio externo penetrem no olho e sejam captadas pela retina. A córnea é responsável por concentrar a maior parte da luz que entra no olho, além de ser composta de proteínas e células. Além de uma função protetora, é fundamental na formação da visão. Transparente, funciona como uma lente sobre a íris, focando a luz da pupila na direção da retina. E possui cinco camadas: Epitélio, membrana de bowman, estroma, membrana de descernet e endotélio.
O que é a topografia corneana?
A topografia de corneana, também conhecida como topografia de córnea, é um exame oftalmológico que avalia a curvatura do olho em toda sua extensão, desde o centro, até o seu entorno. A topografia de córnea, é capaz de analisar as alterações da superfície dos olhos, como a regularidade e simetria, permitindo identificar astigmatismos e outras irregularidades na córnea, como o ceratocone. Além de ser mais utilizada no diagnóstico do ceratocone, a topografia de córnea também é bastante realizada no pré e pós-operatório de cirurgias oftalmológicas, indicando se o paciente está apto para realizar o procedimento e se ele obteve o resultado esperado.
As principais indicações desse exame são:
* Diagnosticar e acompanhar doenças da córnea
* Auxiliar o paciente em sua adaptação a lentes de contato
* Prepara para o pré e pós-operatório de cirurgias oculares, como as refrativas, transplante de córnea e catarata
* Avaliar a eficácia dos tratamentos oftalmológicos
* Diagnóstico do ceratocone
* Verificar a degeneração da córnea
* Medir a espessura e curvatura da córnea
* Identificar a miopia e o astigmatismo
Como funciona o exame?
A topografia corneana é um exame totalmente indolor, confortável e rápido, com um tempo de execução de aproximadamente 5 minutos e o laudo sai em 5 dias úteis após a data da sua realização. Não há necessidade de dilatar a pupila e nem colocar um equipamento em contato com os olhos. O exame é efetuado de forma computadorizada. O computador recolhe as medições de posição e altura de vários pontos, em toda a superfície da córnea, fazendo a análise necessária, por meio do reflexo digitalizado dos anéis de plácido (anéis concêntricos). Além disso, a topografia da córnea pode ser representada em forma de gráficos coloridos, permitindo uma leitura mais simplificada. As curvaturas da superfície anterior e posterior da córnea podem ser expressas como raios de curvatura em milímetros ou em termos clínicos mais frequentemente em dioptrias ceratométricas. A córnea é responsável por cerca de 70% do poder de refração do olho, e fazer a sua topografia é de importância fundamental na avaliação de diversas doenças nos olhos.
Onde realizar o exame de topografia da córnea e quanto custa?
A topografia corneana é feita em uma clínica médica oftalmológica, que tenha equipamentos e profissionais qualificados para a realização do exame. Geralmente, o valor da topografia corneana é a partir de R$ 200,00 – porém, o preço pode variar bastante, tudo depende do local que o exame será realizado.
Recomendações para realizar a topografia corneana:
* Evite o uso de lentes de contato 15 dias antes, caso faça uso
* Limpe os cílios e pálpebras com sabonete líquido neutro diluído em água
* Não use maquiagem, como lápis, rímel e outros produtos na região dos olhos
Quais doenças a topografia da córnea identifica?
O resultado do exame é imediato e, por meio dele, o oftalmologista pode tirar conclusões sobre alterações que o sistema ocular apresenta.
Erros de refração
* Miopia: Problema de nitidez na visão, já que o foco visual ocorre antes da retina
* Astigmatismo: Alteração da curvatura da córnea, fazendo com que o paciente fique com a visão embaçada
* Hipermetropia: Dificuldade de enxergar de perto, já que a imagem é focada atrás da retina
Ceratocone
O ceratocone é uma doença ocular, onde a córnea se modifica e se torna semelhante a um cone. Dessa forma, a visão se torna turva. Se a doença não for tratada, pode acontecer uma distorção visual. Apertar ou coçar frequentemente os olhos, são as causas mais comuns do ceratocone.
Úlceras de córnea
Infecções, síndrome do olho seco grave e traumas, são o que podem levar a ulcerações na córnea. Normalmente, o tratamento pode ser feito com uso de colírio. A topografia é feita para acompanhar a lesão, na maioria dos casos.
Pré e pós-operatório das cirurgias oculares – O que fazer
A topografia de córnea é muito utilizada tanto antes das cirurgias, quanto depois. E é muito importante estar atento as recomendações que envolvem os procedimentos cirúrgicos. Confira:
Pré-operatório
* Antes de sair de casa, lave bem a cabeça e o rosto no banho
* Não use creme no rosto ou maquiagem
* Escolha roupas confortáveis e fáceis de serem tiradas
* Os olhos ficam mais sensíveis depois do procedimento, leve óculos escuros
Pós-operatório
* Evite coçar os olhos
* Utilize de maneira adequada, os colírios que foram prescritos
* Use lenços adequados para limpar os olhos
* Não faça nenhum tipo de esforço físico
Outros exames oftalmológicos
Além da topografia da córnea e dependendo do diagnóstico que o paciente apresentar, o médico oftalmologista pode prescrever outros exames para avaliar a córnea ou outras partes do olho.
Conheça alguns exames também muito importantes na oftalmologia:
* Pentacam
* Fundoscopia
* Microscopia especular da córnea
* Retinografia
* Angiofluoresceinografia
* Tonometria
* Ultrassonografia ocular (ecografia)
* OCT – Tomografia de coerência ótica
* Campimetria ou exame de campo visual