Perigo de usar óculos falsificados
De acordo com a Associação Brasileira de Indústria Óptica, por volta de 30% dos óculos produzidos no país são falsificados ou piratas. Isso significa que a maioria dos óculos vendidos e produzidos no Brasil não possuem as proteções necessárias para proteger os olhos dos raios UV, muito menos a qualidade de um produto original.
É bastante comum que as pessoas se importem apenas com o modelo de óculos de sol sem levar em consideração a sua procedência e segurança.
Com preços bastante atrativos e modelos que são praticamente idênticos aos originais, os óculos de sol falsificados possuem uma forte presença no mercado. Eles são vendidos em centros comerciais, praias, clubes e feiras. É bem provável que você já tenha esbarrado com um vendedor de óculos de sol por aí, porém é importante ficar atento e não consumir de jeito nenhum esses produtos.
Quando você escolhe por estes objetos alternativos, abre mão da sua segurança. Já que o uso de óculos falsificados traz inúmeros riscos.
Oftalmologistas alertam que a exposição dos olhos às radiações influência no aparecimento de doenças oculares
Como não possuem a proteção adequada contra os raios UV, os óculos de sol falsos aceleram o aparecimento da catarata e intensificam a degeneração macular (doença que prejudica a visão central). Isso acontece porque ao usar óculos escuros, a pupila se dilata, abrindo caminho para mais radiação, a fim de absorver mais luz.
Por esse motivo, é necessário que os óculos escuros protejam contra os raios UV que atingem as pupilas dilatadas, já que a função dos óculos de sol é permitir que o indivíduo enxergue melhor nos casos que é ofuscado por luz forte, como a luz do sol.
O uso contínuo de óculos de sol falsificados geram:
- Catarata precoce;
- Alterações crônicas
- Queimadura na retina;
- Tumores no olho e na pálpebra;
- Acelera a Degeneração Macular Relacionada m Idade (DMRI);
- Inflamação da Córnea/ Ceratite;
- Pterígio.
Além disso, esses óculos de sol trazem fortes dores de cabeça, desconforto e cansaço na visão para os seus usuários. Por isso, economizar não vale a pena já que os produtos falsificados podem ocasionar graves problemas oculares no futuro.
O que não pode faltar nos óculos de sol de jeito nenhum:
- Filtros UVA e UVB;
- Certificação de originalidade.
Todas as lentes dos produtos originais são testadas com aparelho específico que analisa a proteção UV e dessa forma classifica a categoria dos óculos de sol.
Opte sempre por óculos de sol originais
Quando você compra um óculos de sol original você estará adquirindo produtos de qualidade, pois são feitos de acordo com as normas e procedimentos técnicos corretos, seguindo todos os parâmetros de qualidade e produzido por indústrias certificadas. Sendo assim, são mais resistentes e possuem uma durabilidade maior.
Os olhos são uma das áreas que recebem muita luz. Por isso, é muito importante protegê-los de forma correta. Entenda que o óculos de sol é um investimento e um cuidado com a sua saúde.
Procure um médico oftalmologista para te auxiliar quanto ao melhor óculos de sol para o seu caso. Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.