Pterígio (carne crescida no olho) tem cura

Se você notou uma “carninha” crescida na região do seu globo ocular, não se preocupe, pois o pterígio é uma lesão ocular que atinge cerca de 10% da população mundial e possui tratamento eficaz. Continue a leitura desse blog e tire todas as suas dúvidas sobre essa enfermidade.

Afinal, o que é pterígio?

O pterígio é uma formação carnosa benigna – que pode ser esbranquiçada – e que avança pela região do globo ocular, iniciando, geralmente, pelo canto interno do olho, ou seja, pelo lado nasal. É importante destacar que não se trata de uma doença contagiosa e que o problema é mais comum em locais de altas temperaturas, ou em pessoas de olhos claros que passam longas horas expostas ao sol.

A membrana que cresce sobre os olhos é um tecido fibroso que, quando atinge a córnea, causa bastante desconforto e pode prejudicar a visão. Além disso, o problema pode acometer jovens e adultos, geralmente na faixa etária de 20 a 40 anos e, segundo pesquisadores, pode ser mais comum em homens do que em mulheres.

Quais são as causas do pterígio?

Conforme indicado no subtítulo anterior, o pterígio está diretamente associado a locais quentes e, consequentemente, ao excesso de exposição à luz solar. Outros fatores de risco que também podem contribuir para o desenvolvimento da lesão ocular são o excesso de exposição dos olhos ao vento, à poeira, à poluição, assim como a herança genética e a síndrome do olho seco.

E os sintomas do pterígio, quais são?

A característica e o sintoma mais notáveis do pterígio é o aparecimento da “carninha branca” sob o globo ocular. No entanto, existem outros sintomas que também podem ajudar a identificar a enfermidade, tais como:

– Olhos avermelhados e/ou inflamados;

– Dor e irritação nos olhos;

– Visão turva ou reduzida (nos casos mais graves);

– Sensação de corpo estranho nos olhos;

– Fotofobia;

– Ardência nos olhos.

Os sintomas variam conforme o estágio em que a lesão se encontra. Além disso, não podemos deixar de mencionar que também existem casos assintomáticos de pterígio.

De que forma é possível prevenir o pterígio?

Assim como vimos que o pterígio é causado pelo excesso de exposição à luz solar e a outras substâncias, o problema pode ser prevenido facilmente pelo uso de óculos escuros com proteção UV adequada, independentemente se o dia estiver nublado ou ensolarado.

Nos casos de alta exposição ao vento, como, por exemplo, pessoas que utilizam a motocicleta como meio de transporte, é necessário manter a hidratação/lubrificação dos olhos a partir de colírios específicos. Além disso, pessoas que também fazem uso de ar condicionado e ventiladores com vento voltado diretamente para a área dos olhos igualmente podem necessitar do auxílio de colírios para manter os olhos hidratados.

O pterígio tem tratamento?

O tratamento de pterígio vai depender do estágio em que a lesão se encontra no momento do diagnóstico do problema. Para o sucesso do tratamento é importante que o indivíduo tenha um acompanhamento oftalmológico adequado e constante para que a enfermidade não evolua.

No estágio inicial da lesão, é possível que se aplique gotas e pomadas oftalmológicas para reduzir a inflamação e a vermelhidão dos olhos. Já nos casos mais avançados da doença, um procedimento cirúrgico pode ser indicado para conter o avanço da membrana sob a córnea. É válido destacar que mesmo nos casos em que a cirurgia tenha sido exitosa, a pessoa não está livre de ter o pterígio de recorrência (retorno da lesão ocular).

Para saber mais sobre o tratamento cirúrgico de pterígio você pode acessar o conteúdo de nosso outro blog.

Por fim, destacamos a importância das consultas regulares ao médico oftalmologista, pois só ele consegue diagnosticar e avaliar o tratamento eficaz para o pterígio.

Agende a sua consulta oftalmológica agora mesmo no Centro Clínico Imagem. Clique aqui e agende a sua consulta.

 

Deixe um comentário

a