Quais as vantagens do laser SLT para o tratamento do Glaucoma?
O SLT, abreviação de Trabeculoplastia Seletiva a Laser, é um tratamento inovador indicado para pessoas que sofrem com glaucoma. A doença ocular é a principal causa de cegueira irreversível no mundo e tem como sintomas diminuição do campo de visão, visualização de arcos em volta das luzes, dor de cabeça forte, náuseas e vômitos, dor intensa no interior do olho, aumento da pupila ou do tamanho dos olhos, vermelhidão do olho, dificuldade para enxergar no escuro, lacrimejamento, sensibilidade excessiva à luz e visão turva.
O tratamento a laser para glaucoma tem uma eficácia superior à casa dos 80%, segundo estudo publicado no periódico internacional Scientific Reports da Nature em abril de 2022. Confira, neste blog, para quem o tratamento SLT é indicado e quais as suas vantagens. Continue a leitura.
Para quem o tratamento SLT é indicado?
Geralmente, o glaucoma é uma doença ocular silenciosa que afeta mais pessoas idosas e sabemos que essa população, normalmente, toma diversos remédios. Por isso, o tratamento SLT pode ser uma alternativa segura para aquelas pessoas, especialmente os idosos, que usam várias medicações ao longo do dia e, muitas vezes, esquecem de utilizar os colírios indicados pelo oftalmologista para controlar a pressão ocular.
Além disso, a trabeculoplastia seletiva também deve ser indicada como tratamento para o glaucoma primário de ângulo aberto e a hipertensão ocular, bem como para pacientes que sofrem com muitos efeitos colaterais de medicações.
Vantagens do tratamento STL para quem tem glaucoma
O tratamento SLT para glaucoma atua na estrutura de drenagem do líquido do olho, ou seja, na drenagem do humor aquoso. Trata-se de um procedimento avançado, seguro, de alto padrão, que permite poder substituir os colírios ou até mesmo diminuir o número de medicamentos usados para controlar o glaucoma. O laser ajuda a vaporizar o pigmento que pode estar afetando as células do sistema de drenagem e melhora a drenagem do fluido do olho.
A técnica da trabeculoplastia seletiva a laser não é um procedimento invasivo. Além disso, a maioria dos pacientes não sente dor após o procedimento. Durante a prática, o laser é aplicado no ângulo do olho, sob observação direta, visando reduzir a pressão do globo ocular. Como o laser facilita a saída do humor aquoso, a pressão diminui e o glaucoma pode ser controlado. É importante destacar que o laser não queima o tecido e, em vista disso, essa técnica de tratamento pode ser repetida.
O tratamento com SLT é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e traz segurança e economia para o paciente com glaucoma. Para obter mais chances de sucesso, é muito importante fazer o diagnóstico precoce da doença e ter um acompanhamento adequado com o médico oftalmologista.
Apesar das elevadas taxas de sucesso da trabeculoplastia seletiva a laser, o SLT não é uma cura para o Glaucoma. Depois do procedimento, o paciente poderá voltar para casa e realizar suas atividades normalmente; no entanto, também deverá continuar suas visitas de rotina ao médico para acompanhar sua pressão intraocular e avaliar a funcionalidade da retina e do nervo óptico no glaucoma. Para o acompanhamento o médico poderá solicitar exames de OCT, Campo Visual e Exame do Nervo Óptico a fim de assegurar que a doença está sob controle.
Você tem glaucoma e quer saber se o tratamento a laser pode ser uma alternativa para o seu caso? Agende uma consulta oftalmológica com um de nossos médicos no Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.