TDAH e cuidados oftalmológicos

O Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) afeta principalmente o comportamento de crianças, gerando distúrbios motores, cognitivos e comportamentais.

O transtorno costuma se manifestar na infância, mas os sintomas mais evidentes começam a aparecer na fase escolar. Isso porque é o momento que esses sujeitos são estimulados à interação e à utilização do raciocínio para resolução de problemas.

Principais sintomas de TDAH

*Dificuldade em prestar atenção a detalhes e tarefas;

*Parece não escutar quando se fala diretamente com ele (a);

* Não segue instruções, tem problema em terminar tarefas do dia a dia;

* Tem dificuldade para se organizar;

* Perde coisas necessárias para fazer tarefas do dia a dia;

* É facilmente distraído por estímulos externos;

* Tem dificuldade em ficar sentado em lugares como salas de aula ou recepção;

* Corre ou sobe muito nas coisas;

* Tem dificuldades para brincar calmamente;

* Explode em respostas antes de as questões serem completadas;

* Tem dificuldades em esperar a sua vez e interrompe os outros;

* Às vezes responde com agressividade diante de frustrações.

Relação do TDAH e cuidados oftalmológicos

A hiperatividade e os problemas de visão podem estar muito mais relacionados do que você imagina, principalmente em crianças.

A visão exerce um papel fundamental na aprendizagem, no desenvolvimento cognitivo e nas tarefas de locomoção. Por isso, é importante que os pais e professores fiquem atentos a qualquer sinal de problema ocular na criança. 

Muitas vezes, a criança demora a apresentar sintomas de problemas de visão, já que pode ocorrer em apenas um dos olhos. A falta de diagnóstico pode agravar o problema e gerar até mesmo outros ainda mais sérios, como o “olho preguiçoso”, também conhecido como anisometropia.

Monitorar de perto o desenvolvimento da visão das crianças é fundamental para que elas consigam se desenvolver bem em todos os âmbitos de suas vidas.

Além disso, em diversos casos, ao tratar do problema de visão, é possível tratar também o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade. Por isso, é extremamente importante que o seu filho, mesmo pequeno, visite periodicamente um oftalmologista de confiança. 

Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.

Deixe um comentário

a