Tratamento para dermatocaláze: excesso de pele nas pálpebras
A dermatocaláze é uma condição em que há excesso de pele nas pálpebras. Ela pode ser causada por vários fatores, incluindo genética, idade, exposição ao sol e perda de peso. O problema ocular pode afetar qualquer um, mas é mais comum em pessoas com mais de 50 anos. Continue a leitura deste blog e descubra tudo sobre essa condição.
Quais os sintomas da dermatocaláze?
A dermatocaláze não causa dor ou outros sintomas, mas pode afetar a visão. Se a pele nas pálpebras estiver muito grossa, pode bloquear a abertura dos olhos e dificultar a enxergar. Além disso, a dermatocaláze também pode causar inchaço nas pálpebras e vermelhidão nos olhos.
Como é feito o diagnóstico da dermatocaláze?
O diagnóstico da dermatocaláze é feito através de um exame clínico da pele e do tecido subcutâneo das pálpebras. O médico examinará a área afetada para determinar se há excesso de pele ou tecido subcutâneo. Se for necessário, o médico poderá realizar um teste chamado biópsia para confirmar o diagnóstico.
Quais os tratamentos para a dermatocaláze?
Existem tratamentos disponíveis para a dermatocaláze. Porém, os tratamentos dependem da gravidade da condição e da causa subjacente. Em alguns casos, o tratamento envolve cirurgia para remover o excesso de pele das pálpebras. Outros tratamentos também incluem cremes e loções para suavizar a pele das pálpebras e reduzir o inchaço.
Quais os remédios utilizados para o tratamento da dermatocaláze?
Os remédios mais comuns para a dermatocaláze são os corticosteroides tópicos. Eles são usados para reduzir a inflamação e a vermelhidão. Eles também podem ajudar a aliviar a coceira e o desconforto. Corticosteroides tópicos podem ser encontrados em lojas de departamento e farmácias, em formato de spray ou gel, e devem ser aplicados seguindo a recomendação médica.
Outro tratamento comum para a dermatocaláze é o uso de uma pomada antibiótica. Essas pomadas são usadas para tratar infecções bacterianas da pele, reduzir a inflamação e aliviar os sintomas da dermatocaláze. Pomadas antibióticas tópicas, assim como os medicamentos anteriores, podem ser encontradas em lojas de departamento e farmácias, mas também é necessário seguir as recomendações médicas para o seu uso.
Se os sintomas da dermatocaláze forem graves ou se nenhum dos tratamentos anteriores funcionar, um médico pode recomendar uma cirurgia para remover o excesso de pele das pálpebras.
Como é feita a cirurgia de dermatocaláze?
A cirurgia para dermatocaláze é conhecida como blefaroplastia. A blefaroplastia é geralmente realizada sob anestesia local e dura cerca de uma hora. Após a cirurgia, os pacientes podem esperar que seus sintomas melhorem significativamente. No entanto, a cirurgia para dermatocaláze não é sem riscos e complicações podem ocorrer. Complicações da blefaroplastia incluem infecção, hematomas, inchaço e sensibilidade excessivos, além de danos nos nervos ou músculos das pálpebras.
É possível prevenir o acúmulo de pele nas pálpebras?
A dermatocaláze pode levar à perda da visão e, em alguns casos, à cegueira. A doença é mais comum em idosos, mas pode ocorrer em qualquer idade. O tratamento da dermatocaláze é realizado com cirurgia para remover o excesso de pele das pálpebras, conforme explicamos acima. Já a prevenção da dermatocaláze é possível através da manutenção de uma boa higiene da pele e do uso de protetor solar nas áreas expostas à luz solar.
Você está incomodado com as suas pálpebras? Sente que pode estar com acúmulo de pele na região? Agende uma consulta com um oftalmologista no Centro Clínico Imagem para fazer uma avaliação. Você pode agendar uma consulta clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.