Olhos claros e doenças oculares
A pigmentação dos olhos é definida pela quantidade de melanina depositada na íris (círculo colorido localizado em volta da pupila). A melanina é uma proteína presente no corpo humano, responsável pela coloração dos olhos, cabelos, pele e outras características.
A cor dos olhos é definida pela genética e ocorre quando vários pares de genes interagem para determinar uma característica, fenômeno esse chamado Herança Poligênica. Quando essa interação entre os genes acontece, diversas proteínas são produzidas, determinando o quanto de melanina a íris receberá.
Olhos claros são mais sensíveis à luz?
Todas as pessoas podem apresentar fotofobia (aversão à luz), mas especialmente os indivíduos de olhos claros (azul e verde) podem desenvolver sintomas de fotofobia mais importantes.
O uso de lentes solares ou fotossensíveis costumam amenizar significativamente o desconforto à luz nestes casos.
A proteção contra a luz ultravioleta ou a luz azul (emitida pelos aparelhos eletrônicos) é fundamental, uma vez que estas radiações potencialmente aumentam as chances de se desenvolver catarata e degeneração macular relacionada à idade.
Porém, é importante lembrar que os cuidados com a visão são universais, ou seja, valem para todas as pessoas, independentemente da cor dos olhos. Pessoas com olhos claros não precisam de colírios especiais, óculos diferenciados ou lentes exclusivas, exceto quando há alguma doença de base, o que também pode acontecer quando os olhos são escuros.
Doenças oculares em olhos claros
Apesar da cor da íris não influenciar na sensibilidade à luz, a pessoa que possui olhos claros está mais propensa a adquirir algumas doenças oculares.
Isso acontece porque a melanina funciona como uma espécie de cortina para os nossos olhos, ou seja, quanto maior a pigmentação, maior a proteção contra luz e raios solares. Além do desconforto ocular gerado pela entrada de luz, as pessoas de olhos claros, ao tentarem equilibrar a luminosidade, também acabam contraindo mais a pupila e piscando menos, aumentando as chances de ressecamento da região.
Por essas razões, aqueles que têm olhos claros devem redobrar os cuidados a fim de manter a sua saúde ocular em dia. Uma dica importante é investir em óculos escuros originais e de boa qualidade, pois esses vão aumentar a proteção contra radiações solares e diminuir a entrada de luz.
Se você possui irritações frequentes em decorrência do ressecamento, vale também apostar no uso de lubrificantes oculares (sempre agindo conforme as orientações médicas).
O mais importante nesses casos é a prevenção! Por isso, visite regularmente um oftalmologista. Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.