Presbiopia: o que é, sintomas, causas e como tratar

Presbiopia: o que é, sintomas, causas e como tratar

A presbiopia,conhecida também como vista cansada, é uma condição natural que está ligada ao envelhecimento, onde os olhos apresentam uma capacidade progressivamente diminuída para focar em objetos próximos.

Na visão normal, a imagem se forma na retina, quando o olho está com presbiopia, a imagem se forma atrás da retina, provocando problemas de visão de perto. Ou seja, o paciente que apresenta esse erro refrativo, não consegue ver claramente os objetos que estão próximos.

Causas da presbiopia

A causa mais provável e em evidência da presbiopia é a perda da elasticidade do cristalino. As mudanças em sua curvatura, no crescimento e na perda de força dos músculos ciliares são apontadas como causas para o desenvolvimento da presbiopia.

Sintomas da presbiopia

O principal sintoma da presbiopia é a visão desfocada de objetos. Por exemplo, pessoas que nunca tiveram problemas de vista começam a afastar os objetos para conseguir ler, o que faz com que a pessoa force mais a visão. Todo esse esforço para conseguir ver as coisas com mais nitidez pode causar ardência ocular, enxaqueca e vista cansada.

Outros sintomas mais comuns da presbiopia são:

  • Dores de cabeça;
  • Dor ao redor dos olhos;
  • Visão borrada;
  • Fadiga ocular;
  • Manchas de visão de perto;
  • Vermelhidão e lacrimejamento;
  • Dificuldade em enxergar letras e imagens muito pequenas;
  • Dificuldades no trabalho e queda de produtividade;
  • Síndrome do braço curto (quando a pessoa precisa se afastar de algo para conseguir ler e enxergar);
  • Dificuldade em enxergar com pouca luz.

Fatores de risco

Há alguns fatores de risco que podem fazer com que a doença se desenvolva de maneira precoce, como:

  • Pacientes que usam medicamentos antidepressivos, diuréticos e anti-histamínicos.
  • Pacientes com diabetes, anemia, doenças cardiovasculares e esclerose múltipla.

Como é feito o tratamento

O tratamento da presbiopia tem a função de corrigir o erro refrativo de perto. Essa correção pode ser feita através do uso de óculos ou lentes de contato. É possível corrigir também através do procedimento cirúrgico.

  • Óculos de grau para perto ou multifocais (longe e perto): essa é uma opção rápida e um pouco mais prática para corrigir o problema. Agora, para quem não tem fácil adaptação para usar óculos, pode ser mais difícil.
  • Lentes de contato para perto ou multifocais: como muitos pacientes não gostam de usar óculos, essa é uma boa alternativa. As lentes de contato precisam de um cuidado maior com a higiene, já que ficam em contato direto com a superfície do globo ocular. Por isso, é necessário que o cuidado com a limpeza seja redobrado.
  • Cirurgia refrativa a laser: essa é uma opção para quem não quer usar óculos ou lentes de contato. A cirurgia para corrigir esse problema refrativo tem 95% de sucesso do procedimento. No entanto, alguns pacientes não se encaixam nos requisitos para que o procedimento possa ser feito.

Apenas o médico oftalmologista vai indicar o melhor tipo de tratamento para o paciente e orientar melhor sobre essa questão do procedimento cirúrgico. Por isso, é muito importante se consultar com oftalmologista de maneira regular e nenhum procedimento deve ser feito sem antes consultá-lo.

O que deve ser feito quando algum sintoma da presbiopia for identificado?

Como foi dito anteriormente, consultar com o médico oftalmologista é essencial. Portanto, se perceber qualquer um dos sinais, marque urgentemente uma consulta para obter um diagnóstico preciso e completo. Somente o oftalmologista vai poder confirmar se há presença da presbiopia ou não. Na consulta, ele vai avaliar o seu quadro, além de esclarecer algumas dúvidas e realizar exames para constatar o erro refrativo.

O oftalmologista também vai avaliar algumas questões como acuidade visual, capacidade de foco, como está o grau da doença e situação dos músculos oculares e da retina. E assim, ele vai indicar qual é o melhor tratamento a ser feito, dependendo do caso.

Como retardar o surgimento da presbiopia

Ao longo da vida, adquirimos alguns hábitos que podem retardar o surgimento da presbiopia. Confira algumas dicas:

  • Se possível, utilize monitores que possuam recurso antirreflexo e que tenham melhor resolução de imagem;
  • Leia em ambientes que tenham uma boa iluminação;
  • Aumente o tamanho da fonte do texto;
  • Faça pausas longas e pisque os olhos repetidamente em frente ao computador, isso favorece a lubrificação e reduz o ressecamento.

E um cuidado que não pode faltar é ir ao oftalmologista periodicamente, pelo menos uma vez ao ano a partir dos 40 anos. Já que, pessoas nessa faixa de idade têm muito mais chances de desenvolver o problema, por isso todo cuidado é essencial.

Procure um médico oftalmologista para te auxiliar melhor quanto a essa doença. Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.

 

Deixe um comentário

a