Catarata: o que é e quando operar
A catarata é uma doença ocular que afeta o cristalino do olho, uma estrutura transparente que funciona como uma lente, permitindo focar os objetos.
Na catarata, o cristalino fica opaco, reduzindo a visão. A doença é caracterizada pela perda progressiva da transparência do cristalino. Isso atrapalha a entrada de luz nos olhos, diminuindo a visão e, consequentemente, torna mais difíceis tarefas como ler um livro ou dirigir um carro.
A cirurgia é o único tratamento efetivo para a cura da catarata em que o cristalino afetado é retirado e é inserida uma lente artificial no lugar. Em casos que por algum motivo o paciente não possa realizar a cirurgia por algum problema, podem ser usados óculos ou lentes de contato para corrigir a visão até que a cirurgia possa ser realizada. Além disso, pode ainda ser receitado um colírio hidratante para diminuir o desconforto nos olhos.
Existem alguns cuidados que podem ser tomados para prevenir o surgimento da catarata e até mesmo evitar o seu agravamento, confira:
Faça exames oftalmológicos regularmente;
Não utilize colírios ou tome medicamentos, principalmente corticoides, sem recomendação médica;
Use óculos de sol diariamente, para diminuir a exposição m radiação ultravioleta;
Não fume;
Reduza o consumo de bebidas alcoólicas; Controle o diabetes;
Mantenha o peso ideal para o seu corpo.
Quando procurar um médico?
A catarata inicia como um pequeno desconforto na visão. Conforme o tempo passa, as atividades diárias são prejudicadas: dificuldade para ler, reconhecer rostos, distinguir cores ou até trocas constantes da graduação dos óculos. Nesse momento, você já pode procurar um oftalmologista.
Após o diagnóstico do oftalmologista, será necessário realizar uma série de exames para acompanhar a evolução da doença e evitar situações perigosas. Com isso, o próprio médico indicará o momento certo para operar a catarata, até porque o procedimento é rápido e simples, mas oferece alguns riscos ao paciente.
Adiar a cirurgia da catarata oferece riscos à visão.
Quanto mais avançada estiver a doença, o tempo de realização da cirurgia se torna maior. Isso causa um aumento do fluxo de fluidos para a realização da aspiração das partículas do cristalino, que resulta em uma perda maior de células que não têm regeneração.
Os principais sintomas da catarata são:
- Necessidade de troca de grau dos óculos ou lentes com maior frequência;
- Alteração na percepção das cores;
- Dificuldade de enxergar em locais com pouca luminosidade;
- Percepção de círculos em volta da luz;
- Visão dupla;
- Sensibilidade m luz;
- Sensação de embaçamento;
- Imagem
A catarata pode ser adquirida ou congênita. A principal causa da doença é o envelhecimento, mas existem casos de crianças que já nascem com a doença por problemas genéticos ou porque as mães tiveram rubéola, sífilis ou toxoplasmose no primeiro trimestre de gestação.
Algumas causas de catarata:
- Envelhecimento;
- Diabetes;
- Uso sistemático e sem indicação médica de colírios (especialmente dos que contêm corticoides);
- Inflamações intraoculares;
- Traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos;
- Excesso de radiação.
Procure um médico oftalmologista para te auxiliar melhor quanto a essa doença e cirurgia. Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.