Blefaroplastia: o que é e para quem é indicado
A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico indicado para corrigir defeitos estéticos comuns durante o envelhecimento. Com o avanço da idade, o excesso de pele, as bolsas de gordura e a flacidez das pálpebras inferiores e superiores podem provocar uma série de problemas, tanto estéticos quanto o comprometimento do sistema visual.
A perda de colágeno é o principal responsável pelo acúmulo de pele e gordura, principalmente em pessoas idosas. Por isso, a blefaroplastia é uma cirurgia indicada para pessoas que possuem uma idade avançada e por isso começam a apresentar diversos sinais e marcas de expressão no rosto, incluindo na região dos olhos. Para melhorar a aparência e evitar que o excedente de pele comprometa o campo da visão, é possível realizar a blefaroplastia.
Benefícios da cirurgia de blefaroplastia
Melhora o funcionamento do sistema ocular
Por causa do excesso de pele e de bolsas de gordura começa a surgir uma elevação no peso das pálpebras. Os danos causados na córnea se tratam de consequências muito comuns. Por isso, realizar esse tipo de procedimento, que permite a elevação das pálpebras, pode melhorar o funcionamento do sistema ocular, através do realce do músculo elevador da pálpebra superior.
Minimiza os efeitos do astigmatismo
O astigmatismo é uma condição oftalmológica em que o paciente apresenta problemas de visão tanto para enxergar objetos de perto quanto de longe. Por se tratar de um erro refrativo, a blefaroplastia pode minimizar o problema, proporcionando uma melhora na visão, em razão da maior percepção de cores e profundidade.
Evita a ptose palpebral
Ptose Palpebral é um termo médico utilizado para indicar a queda da pálpebra superior. Essa condição pode ser um problema apenas estético, mas também pode ser o causador de perda de visão. Porém, através da cirurgia de remoção do excesso de pele, esses tipos de problemas são evitados.
Aumenta sua autoestima
Uma das principais vantagens de se realizar uma blefaroplastia passa diretamente pelos benefícios que esse tipo de procedimento oferece aos pacientes que possuem alguma queixa de estética nos olhos. Por meio dela, elimina-se, por exemplo, o inchaço das pálpebras, reduz-se a flacidez e corrige-se as bolsas localizadas próximas às pálpebras caídas.
Por isso, podemos afirmar que através da blefaroplastia é possível obter ganhos importantes à saúde e ao bem-estar dos pacientes.
A blefaroplastia deve ser feita por um cirurgião plástico ou pelo oftalmologista especializado em cirurgia plástica ocular, já que é fundamental que seja mantida a integridade da saúde dos olhos durante todo o procedimento. A cirurgia dura em média 40 minutos a 1 hora e normalmente é feita sob anestesia local.
Para fazer a cirurgia, o médico delimita o local em que será feita a cirurgia, que pode ser na pálpebra superior, inferior ou nas duas. Em seguida, faz cortes nas áreas delimitadas e retira o excesso de pele, gordura e músculo e costura a pele. A cicatriz da blefaroplastia clássica é simples e fina, sendo facilmente escondida nas dobras da pele ou sob os cílios, não ficando visível.
Procure um médico oftalmologista para te orientar melhor quanto a essa cirurgia. Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.