Curiosidades sobre a visão humana

Que os olhos são os órgãos responsáveis pela nossa visão, isso todo mundo já sabe, mas você sabia que existem inúmeras curiosidades sobre o olho humano? Separamos 5 delas:

  1. O olho humano é capaz de distinguir até 10 mil cores.
  2. Quando os olhos recebem luz, se convertem em impulsos elétricos, que são enviados ao cérebro, fazendo com que as imagens que vemos sejam processadas.
  3. As lágrimas, são produzidas pelas glândulas lacrimais e têm a função de proteger nossos olhos de poeiras e outras substâncias estranhas. Elas contribuem também para manter os olhos sempre limpos e hidratados.
  4. Os olhos recebem uma proteção de cavidades ósseas no crânio. Dessa forma, eles são protegidos de lesões e as pálpebras impedem a entrada de sujeiras.
  5. As sobrancelhas contribuem muito para que o suor não passe com facilidade para os olhos.

Conheça os principais componentes do olho:

Córnea: parte transparente dos olhos, que é formada por uma fina e resistente membrana. A córnea tem a função de transmitir luz, refração e proteção do sistema óptico.

Esclera: membrana fibrosa que protege o globo ocular e é chamada de “branco dos olhos” A esclera é recoberta por uma membrana mucosa, delgada e transparente.

Humor aquoso: líquido transparente que fica localizado entre a córnea e o cristalino. O líquido tem a função de nutrir as estruturas e regular a pressão interna dos olhos.

Humor vítreo: é um líquido que ocupa o espaço entre o cristalino e a retina.

Íris: um disco que é bem colorido e envolve a pupila. Uma cama central que tem o controle de entrada de luz nos olhos.

Retina: é a parte mais interna e importante dos olhos. A retina possui milhões de fotorreceptores, que são capazes de enviar sinais através do nervo óptico para o cérebro, onde são processados para criar uma imagem.

Coróide: membrana rica em vasos sanguíneos e é responsável pela nutrição do globo ocular.

Lente ou Cristalino: disco transparente que fica localizado atrás da íris, tendo a função de realizar a acomodação visual, e pode alterar sua forma para garantir o foco da imagem.

Cílios: localizados na borda da pálpebra, eles servem para proteger os olhos de substâncias em suspensão no ar, como a poeira, por exemplo.

Pálpebra: as pálpebras têm a função de proteger os olhos na sua parte mais anterior. O movimento de piscar os olhos espalha as lágrimas, que são produzidas pelas glândulas lacrimais, que umedecem e nutrem a córnea, fazendo com que substâncias estranhas não cheguem aos olhos.

Nervo óptico: uma estrutura formada por prolongamentos das células nervosas, que formam a retina e transmitem a imagem que é capturada pela retina para o cérebro.

Conjuntiva: é uma membrana transparente que reveste a parte anterior dos olhos e a superfície interior das pálpebras.

Cor dos olhos humanos

A cor dos olhos humanos vem de uma herança genética poligênica, que tem a atuação de diversos genes. Além disso, existe a quantidade e tipos de pigmentos da íris, que determinam a cor dos olhos de todos. No centro dela se encontra a pupila, um círculo que altera o tamanho conforme a intensidade de luz do ambiente. A cor da íris não é uniforme, ela conta com dois círculos, o externo, que é mais escuro que o interno. E entre esses dois círculos, existe uma zona mais clara, que é intermediária. A íris possui quatro colorações principais, que são: o castanho, o cinzento, o verde e o azul.

Algumas principais doenças que podem atingir os olhos:

  • Astigmatismo: é quando a córnea apresenta uma alteração nos eixos da sua curvatura, o que acaba resultando uma visão desfocada.
  • Catarata: opacidade parcial ou total do cristalino, que produz uma visão desfocada e cores desvanecidas.
  • Miopia: um erro de refração que pode afetar a visão à distância.
  • Estrabismo: é um desvio ocular que acontece pela perda da correspondência retiniana normal de um dos olhos, com perda de alinhamento.
  • Hipermetropia: é a formação da imagem visual que acontece por trás da retina.
  • Alergia ocular: é uma inflamação dos olhos, que é causada pelo contato com alguma substância. Na maioria das vezes, a alergia mais comum é a rinite alérgica.
  • Blefarite: é uma inflamação muito comum das pálpebras.
  • Conjuntivite: inflamação da

As curiosidades sobre a visão humana

Os olhos e os óculos – 95% da população necessita usar óculos, depois dos 43 anos de idade principalmente. Isso acaba acontecendo porque conforme o tempo passa, os olhos perdem a habilidade de focar nas coisas mais próximas e há pessoas também que apresentam erros de refração quando são mais jovens.

Bebês podem nascer daltônicos – Ao nascer, os bebês não possuem capacidade de identificar as cores, já que a visão ainda está em processo de desenvolvimento. Os bebês começam a perceber as cores de maneira gradual e por isso, eles nascem essencialmente daltônicos. Os bebês começam a distinguir as cores a partir dos 5 meses.

Os olhos são capazes de capturar muitas imagens – Os olhos têm o poder de ver em média 25 milhões de imagens durante toda a vida.

Quando estamos apaixonados, a pupila dilata – As pupilas dilatam até 45% quando olhamos para alguém que estamos apaixonados. Na idade média, mulheres com as pupilas dilatadas eram as mais atraentes.

Frequência de piscar – Uma piscada leva em média de 100 a 150 milissegundos e ainda é possível piscar até 5 vezes por segundo.

Os olhos podem captar tudo de cabeça para baixo – As imagens captadas pelos olhos são projetadas pela retina, de cabeça para baixo. Porém, o nosso cérebro acaba fazendo uma imersão dessas imagens, de forma que temos a percepção de que essas imagens estejam em uma posição normal, esse é um processo rápido e acaba não sendo perceptível.

Pais que fumam – Nunca devem segurar os bebês com o cigarro aceso, a fumaça pode causar queimaduras nos olhos.

  • O daltonismo atinge aproximadamente 8% dos homens e apenas 0,5% das mulheres.
  • O globo ocular pesa 7,5 gramas.
  • A retina é um mosaico de 130 milhões de células nervosas sensíveis à luz.

Já conhecia alguma dessas curiosidades? Os nossos olhos são tão importantes para a nossa vida por isso é essencial manter o cuidado com elas.

Deixe um comentário