Curiosidades sobre a visão humana
Que os olhos são os órgãos responsáveis pela nossa visão, isso todo mundo já sabe, mas você sabia que existem inúmeras curiosidades sobre o olho humano? Separamos 5 delas:
- O olho humano é capaz de distinguir até 10 mil cores.
- Quando os olhos recebem luz, se convertem em impulsos elétricos, que são enviados ao cérebro, fazendo com que as imagens que vemos sejam processadas.
- As lágrimas, são produzidas pelas glândulas lacrimais e têm a função de proteger nossos olhos de poeiras e outras substâncias estranhas. Elas contribuem também para manter os olhos sempre limpos e hidratados.
- Os olhos recebem uma proteção de cavidades ósseas no crânio. Dessa forma, eles são protegidos de lesões e as pálpebras impedem a entrada de sujeiras.
- As sobrancelhas contribuem muito para que o suor não passe com facilidade para os olhos.
Conheça os principais componentes do olho:
Córnea: parte transparente dos olhos, que é formada por uma fina e resistente membrana. A córnea tem a função de transmitir luz, refração e proteção do sistema óptico.
Esclera: membrana fibrosa que protege o globo ocular e é chamada de “branco dos olhos” A esclera é recoberta por uma membrana mucosa, delgada e transparente.
Humor aquoso: líquido transparente que fica localizado entre a córnea e o cristalino. O líquido tem a função de nutrir as estruturas e regular a pressão interna dos olhos.
Humor vítreo: é um líquido que ocupa o espaço entre o cristalino e a retina.
Íris: um disco que é bem colorido e envolve a pupila. Uma cama central que tem o controle de entrada de luz nos olhos.
Retina: é a parte mais interna e importante dos olhos. A retina possui milhões de fotorreceptores, que são capazes de enviar sinais através do nervo óptico para o cérebro, onde são processados para criar uma imagem.
Coróide: membrana rica em vasos sanguíneos e é responsável pela nutrição do globo ocular.
Lente ou Cristalino: disco transparente que fica localizado atrás da íris, tendo a função de realizar a acomodação visual, e pode alterar sua forma para garantir o foco da imagem.
Cílios: localizados na borda da pálpebra, eles servem para proteger os olhos de substâncias em suspensão no ar, como a poeira, por exemplo.
Pálpebra: as pálpebras têm a função de proteger os olhos na sua parte mais anterior. O movimento de piscar os olhos espalha as lágrimas, que são produzidas pelas glândulas lacrimais, que umedecem e nutrem a córnea, fazendo com que substâncias estranhas não cheguem aos olhos.
Nervo óptico: uma estrutura formada por prolongamentos das células nervosas, que formam a retina e transmitem a imagem que é capturada pela retina para o cérebro.
Conjuntiva: é uma membrana transparente que reveste a parte anterior dos olhos e a superfície interior das pálpebras.
Cor dos olhos humanos
A cor dos olhos humanos vem de uma herança genética poligênica, que tem a atuação de diversos genes. Além disso, existe a quantidade e tipos de pigmentos da íris, que determinam a cor dos olhos de todos. No centro dela se encontra a pupila, um círculo que altera o tamanho conforme a intensidade de luz do ambiente. A cor da íris não é uniforme, ela conta com dois círculos, o externo, que é mais escuro que o interno. E entre esses dois círculos, existe uma zona mais clara, que é intermediária. A íris possui quatro colorações principais, que são: o castanho, o cinzento, o verde e o azul.
Algumas principais doenças que podem atingir os olhos:
- Astigmatismo: é quando a córnea apresenta uma alteração nos eixos da sua curvatura, o que acaba resultando uma visão desfocada.
- Catarata: opacidade parcial ou total do cristalino, que produz uma visão desfocada e cores desvanecidas.
- Miopia: um erro de refração que pode afetar a visão à distância.
- Estrabismo: é um desvio ocular que acontece pela perda da correspondência retiniana normal de um dos olhos, com perda de alinhamento.
- Hipermetropia: é a formação da imagem visual que acontece por trás da retina.
- Alergia ocular: é uma inflamação dos olhos, que é causada pelo contato com alguma substância. Na maioria das vezes, a alergia mais comum é a rinite alérgica.
- Blefarite: é uma inflamação muito comum das pálpebras.
- Conjuntivite: inflamação da
As curiosidades sobre a visão humana
Os olhos e os óculos – 95% da população necessita usar óculos, depois dos 43 anos de idade principalmente. Isso acaba acontecendo porque conforme o tempo passa, os olhos perdem a habilidade de focar nas coisas mais próximas e há pessoas também que apresentam erros de refração quando são mais jovens.
Bebês podem nascer daltônicos – Ao nascer, os bebês não possuem capacidade de identificar as cores, já que a visão ainda está em processo de desenvolvimento. Os bebês começam a perceber as cores de maneira gradual e por isso, eles nascem essencialmente daltônicos. Os bebês começam a distinguir as cores a partir dos 5 meses.
Os olhos são capazes de capturar muitas imagens – Os olhos têm o poder de ver em média 25 milhões de imagens durante toda a vida.
Quando estamos apaixonados, a pupila dilata – As pupilas dilatam até 45% quando olhamos para alguém que estamos apaixonados. Na idade média, mulheres com as pupilas dilatadas eram as mais atraentes.
Frequência de piscar – Uma piscada leva em média de 100 a 150 milissegundos e ainda é possível piscar até 5 vezes por segundo.
Os olhos podem captar tudo de cabeça para baixo – As imagens captadas pelos olhos são projetadas pela retina, de cabeça para baixo. Porém, o nosso cérebro acaba fazendo uma imersão dessas imagens, de forma que temos a percepção de que essas imagens estejam em uma posição normal, esse é um processo rápido e acaba não sendo perceptível.
Pais que fumam – Nunca devem segurar os bebês com o cigarro aceso, a fumaça pode causar queimaduras nos olhos.
- O daltonismo atinge aproximadamente 8% dos homens e apenas 0,5% das mulheres.
- O globo ocular pesa 7,5 gramas.
- A retina é um mosaico de 130 milhões de células nervosas sensíveis à luz.
Já conhecia alguma dessas curiosidades? Os nossos olhos são tão importantes para a nossa vida por isso é essencial manter o cuidado com elas.