Saúde ocular infantil
Em primeiro lugar, sabemos o quanto a saúde dos olhos é importante para todos, já que os nossos olhos são responsáveis por detectar imagens que estão ao nosso redor. Sem contar que, os nossos olhos são responsáveis por todo o processo de percepção de informações para chegar ao nosso cérebro. E durante a infância, principalmente, os olhos precisam de uma atenção maior, já que todos os complementos da visão estão em desenvolvimento nessa fase e devem receber todos os estímulos de forma adequada, para que a formação seja completa. Portanto, os pais precisam estar atentos a qualquer sinal de dificuldade que os filhos apresentem ao enxergar, em cada fase do crescimento. Por exemplo, entre os seis meses e os cinco anos de idade, as crianças estão em um período mais extenso de desenvolvimento visual. Sendo assim, é nesse tempo que a criança vai obter a função visual de maneira gradativa, até atingir a capacidade visual plena. Em toda essa fase, uma doença que pode atrapalhar o desenvolvimento ocular, é o estrabismo. Esse problema ocular é caracterizado por um desiquilíbrio na função dos músculos oculares, causando um desalinhamento dos eixos visuais. Em crianças pequenas, o tratamento desse problema deve ser iniciado antes, podendo ser feito com tampão e uso de óculos, tudo isso é claro, indicado e orientado por um médico oftalmologista. Em alguns casos mais específicos, o médico pode ver que haja necessidade de realizar uma cirurgia, que é feita diretamente nos músculos oculares para corrigir o desvio. É fundamental que o tratamento seja iniciado assim que o problema for descoberto, para que a criança não fique com a capacidade visual comprometida.
Miopia na saúde ocular infantil
Um erro refrativo que também merece muita atenção, é a miopia. Esse problema é caraterizado pela dificuldade visual que a criança apresenta ao tentar enxergar algo distante. Isso deve acontecer, porque a córnea pode ser mais encurvada e olho mais comprimido que o normal, de forma que os raios luminosos não consigam focalizar na retina, fazendo com que a imagem observada fique menos nítida. A miopia surge entre os oito e os quatorze anos, além de prejudicar a criança em seu desempenho escolar. Por isso, é importante levar o seu filho ao oftalmologista para realizar exames de rotina, e, caso esse problema seja detectado, ele vai indicar o melhor tratamento para essa situação, que na maioria dos casos, é feito com o uso de óculos de grau. Entre os sintomas da miopia, estão a visão embaça, dores de cabeça e apertar os olhos frequentemente para tentar enxergar melhor um objeto à distância. Neste caso, os pais precisam estar atentos a todos os sinais que as crianças apresentarem, em cada fase.
Período de idade em que o acompanhamento oftalmológico deve ser realizado:
Ao nascer: Fazer o teste do olhinho após o nascimento é muito importante para descartar qualquer problema ou doença ocular de nascença.
De 3 a 6 meses: Exames específicos são capazes de identificar dificuldades no desenvolvimento da visão da criança e até mesmo formações oculares.
De 1 a 3 anos: Realizando o acompanhamento correto com o médico oftalmológico, é possível identificar doenças oculares, como o estrabismo.
De 5 a 7 anos: Esse é o período de idade que começa a fase escolar, por isso é necessário ter atenção. Qualquer problema visual pode afetar no desempenho escolar, então é importante realizar exames oftalmológicos.
De 12 a 15 anos: Exames mais específicos podem detectar a existência de erros de refração ocular, como a miopia. E com isso, deve-se fazer o uso de óculos de grau.
A importância de realizar exames oftalmológicos
Realizar consultas e exames oftalmológicos de maneira regular, é muito importante para saúde dos olhos das crianças, para que estejam sempre saudáveis e bem supervisionados.
Sintomas que podem se apresentar devido a algum problema de visão:
* Vermelhidão ocular
* Dor de cabeça
* Dor nos olhos
* Lacrimejamento
* Dificuldade de ler e escrever
Caso a criança apresente alguns desses sintomas, procure urgentemente um oftalmologista, o quanto antes a criança for avaliada, é melhor para saúde ocular.
Como manter a saúde ocular infantil?
Realizar exames de rotina – Como já foi dito, os exames de rotina são importantes para manter a saúde ocular infantil em dia, começando pelo nascimento, quando é realizado o teste do olhinho.
Esteja atento a alterações nos olhos – Certos problemas oculares podem ser detectados quando a criança começa a apresentar alguns sinais e sintomas, como irritação nos olhos, lacrimejamento e coceira constante. Sendo assim, é fundamental procurar um médico oftalmologista.
Tenha cuidado com o sol – A radiação ultravioleta pode ocasionar problemas aos olhos tanto das crianças, quanto dos adultos. Por isso, faça com que seu filho use óculos solares, principalmente se ele já tiver algum problema ocular, para não agravar mais a situação.
Evite coçar os olhos – Ensine a criança que não deve coçar os olhos, pois isso pode causar lesões e irritações. Principalmente quando as mãos estiverem sujas, pois pode acontecer de levar a bactérias até os olhos quando coçar, contaminando a região e causando doenças, como a conjuntivite.
Tenha controle com exposição as telas – Hoje em dia, é comum ver crianças tendo acesso as telas, como celular, computadores e televisão. É preciso ter cuidado, já que a luz emitida por essas telas, podem causar problemas aos olhos da criança, principalmente em uso excessivo. Ou seja, essa exibição toda pode causar irritação, fadiga visual e deixar os olhos ressacados.
Testes oculares para bebês:
Teste de resposta da pupila: Esse exame avalia se a pupila do olho se abre e fecha de maneira adequada na presença ou ausência de luz.
Teste fixar e seguir: Esse teste vai determinar se os olhos do bebê conseguem ficar fixos e seguir um objeto enquanto se move.
Teste para crianças em idade pré-escolar:
Retinoscopia: Esse teste ajuda a descobrir se a criança tem alguma turvação da lente do olho ou algum erro refrativo.
Símbolos de LEA: Esse teste consiste em usar gráficos com letras e símbolos especiais, para que a criança possa identificar cada um.